Novo poço petrolífero com capacidade de produzir 40 mil barris ao dia é descoberto no Bloco 15 em Angola


Foi descoberto um novo poço de petróleo no Bloco 15, localizado a cerca de 365 quilómetros a noroeste da costa de Luanda, com uma capacidade de produzir 40.000 barris por dia, segundo anunciaram o Governo, a ExxonMobile Angola e demais parceiros num comunicado.

Foto: Lusa

A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) adianta que a nova descoberta foi feita no poço de exploração Bavuca Sul-1, que faz parte do projecto de redesenvolvimento do Bloco 15. Em comunicado citado pelo Novo Jornal, salienta ainda que o poço encontrou 30 metros (98 pés) de arenito de alta qualidade contendo hidrocarbonetos, tendo sido perfurado através de uma lâmina de água de 1.100 metros (3.608 pés) pelo navio de perfuração Valaris DS-9.

“Na qualidade de operadora do Bloco, a ExxonMobil está a implementar novas tecnologias e um programa de perfuração plurianual, prevendo produzir cerca de 40.000 barris de petróleo por dia, que irão contribuir para compensar os declínios naturais de produção”, refere-se.

O presidente do conselho de administração da ANPG, Paulino Jerónimo, congratulou-se com esta descoberta e com o seu significado para economia local.

“Angola continua, de facto, a ter potencial petrolífero e a ANPG e os seus parceiros tudo continuarão a fazer para que este seja um sector produtivo e rentável”, frisou.

Por sua vez, o Presidente da ExxonMobil Upstream Company, Liam Mallon, destacou que a multinacional norte-americana está a optimizar este recurso e a criar valor para o povo angolano, para o Governo de Angola, para os seus parceiros e para os seus acionistas. Realçou ainda que a estratégia de desenvolvimento da ExxonMobil continua a produzir resultados positivos, fornecendo energia a preços acessíveis para satisfazer a crescente procura mundial de energia, ao mesmo tempo que reduziram as suas emissões.

“Em Angola, desde 2016, já reduzimos as emissões de gases com efeito estufa até 74%”, indicou.

A Esso Exploration Angola (Block 15) Limited, filial da ExxonMobil, é a operadora do Bloco 15 com uma participação de 36%. A BP Exploration (Angola) Limited detém 24%, a ENI Angola Exploration B.V. detém 18%, a Equinor Angola Block 15 A.S. detém 12% e a Sonangol P&P detém 10%.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *