Angolanos concordam que o novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto deveria chamar-se JES


Após o jornalista angolano, José Gama, defender, que o novo aeroporto António Agostinho Neto, inaugurado na passada sexta-feira (10), deveria chamar-se José Eduardo dos Santos, como forma de homenagear quem idealizou o projecto, vários angolanos concordaram com o mesmo, pois, acreditam que o ex-Presidente merece tal reconhecimento.

Foto: DR

Os angolanos defendem que pelo facto de José Eduardo dos Santos ter sido uma figura importante no país, o mentor, e ter participado (acompanhado) o início do projecto, antes do fim do seu mandato e do seu falecimento, faria todo o sentido se a nova infraestrutura aeroportuária levasse o seu nome.

Em defesa, um internauta, começou por descrever a história de Angola desde a ocupação colonial, tendo mencionado que de lá para cá, em todos os períodos o país teve várias figuras que marcaram o território, mas que de 1991 à 2010, José Eduardo dos Santos esteve em todos os marcos da Nação, por isso a sua figura deve ser respeitada.

“A história de Angola começa a ser descrita a partir de 1482 com a penetração colonial, seguiu-se o ano da ocupação colonial, 1575, mas foi em 1975 o ano em que nasceu o novo Estado, e todos estes períodos da nossa história tivemos figuras que marcaram este território, mas sejamos unânimes, de 1991/92, passando pelo grande marco de 2002 e terminando em 2010, JES foi a figura mais importante de Angola, estando presente nas 1.ª e 2.ª Revisão Constitucional (1991/92). Fim da guerra civil e acordos de paz (2022) e Aprovação da Constitucional actual(2010) mesmo que seja revista em 2021. Portanto, quer se queira, quer não, José Eduardo dos Santos é imortal e deve ser respeitado”, começou por dizer um internauta.

Indignado, o jovem angolano acrescentou que “O mais grave de não ter o seu nome gravado neste novo aeroporto, foi presenciar o silêncio e o fingimento de demência por parte de todos que se regozijam com a imponente obra iniciada por si, sem sequer lembrarem-se de citá-lo nem que fosse só para falar da sua visão estratégica”.

“Na placa deveria estar escrito: Aeroporto Dr. António Agostinho Neto, projectado por Eng. José Eduardo dos Santos e inaugurado por Dr. João Manuel Lourenço. Todos seriam eternizados pelos feitos ao país, pois todos dedicaram uma parte de si por esta Angola, disse outra internauta”. “Concordo. Vamos esperar 2027 para retificar esse nome assim será José Eduardo dos Santos, tio Zé merece”, disse outro. “É justo e apertado, plenamente de acordo”, declarou. “Realmente também acho, mérito dá-se a quem merece e José Eduardo dos Santos merece muito”. “Nem faz sentido ter o nome de Agostinho Neto, quando foi um projecto visivelmente de JES”, apontou um internauta.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

Um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Concordo com a opinião dos demais, citadinos e compatriotas, e nacionalistas, em opinar que o novo aeroporto inaugurado recentemente, deve ser chamado JES, isto é indiscutível, porque o malogrado merece ser honrado, pelo seu empenho e da forma que dirigiu os destinos do país….