Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nacional de Jornalismo


O prémio dado com o objectivo de incentivar e distinguir a criatividade e investigação jornalística em Angola, “Prémio Nacional de Jornalismo”, já tem vencedores para o ano de 2016, nomeadamente: José Honório, Carla Castro, Jorge Madeira e Isidro Sanhanga.

premio-n

Segundo o anuncio feito nesta quinta-feira, em Luanda, os vencedores do Prémio Nacional de Jornalismo deste ano são: o profissional da Angop José Honório, na categoria Imprensa, a dupla da Rádio Nacional de Angola (RNA) Carla Castro/Jorge Madeira, na categoria Rádio, e o jornalista da Televisão Pública de Angola (TPA) Isidro Sanhanga, na categoria Televisão.

Os membros do júri do Prémio Nacional de Jornalismo premiaram também na categoria Fotojornalismo os profissionais João Teles, da TPA, e Eduardo Vicente, da TV Zimbo.

O jornalista José Honório concorreu com uma reportagem de carácter socioeconómico sobre a província de Benguela, enquanto a dupla Carla Castro/ Jorge Madeira, participou com programa “Magazine da Manhã”, já Isidro Sanhanga, arrebatou o prémio pelas reportagens sobre o 4 de Fevereiro de 1961, início da luta de libertação nacional.

Para cada categoria foi atribuída um prémio de três milhões e 500 mil kwanzas.

O evento foi presenciado pelo ministro da Comunicação Social, José Luís de Matos, o secretário de Estado da Comunicação Social, Manuel da Conceição, entre outras individualidades.

O Prémio Nacional de Jornalismo, implementado em 2008, é uma iniciativa do Governo que visa motivar, estimular e distinguir a criatividade, valorização da competência, mérito e o profissionalismo dos jornalistas nacionais. Abrange as modalidades e géneros jornalísticos de imprensa, Rádio, Televisão e Foto Jornalismo.

A missão de avaliar os trabalhos concorrentes foi confiada ao corpo do júri do Prémio Nacional de Jornalismo 2016, a ser presidido pelo jornalista, escritor e director do Instituto Superior de Comunicação, Albino Carlos, integram igualmente o jornalista da Rádio Nacional de Angola Manuel Luciano, Televisão Pública de Angola Mariana Ribeiro, o docente universitário Adérito Kizunda e o repórter fotográfico Carlos Guimarães.

Lembre-se que os vencedores da edição passada foram Rosário dos Santos, repórter da Angop, galardoado com o Prémio Nacional de Jornalismo na categoria de fotojornalismo, Osvaldo da Paixão, repórter da RNA na província do Cuanza Norte, Elsa Cassueca, TPA, e na categoria de imprensa foi vencedor o jornalista do Jornal de Angola António Ferreira “Aleluia”.

O prêmio está repartido em quatro categorias, nomeadamente Rádio, Televisão, Imprensa e Fotojornalismo.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!