Os actores (Giovanna Antonelli e Bruno Gagliasso ) interpretam Alice e Mário, duas personalidades diferentes, mas que se unem pela amizade de infância e por um amor que surge tardiamente.
O que dizer da história de um homem e uma mulher com temperamentos diferentes e ligados por uma forte amizade? Duas famílias de culturas bem distintas, unidas por uma cumplicidade que atravessa gerações. Tudo ambientado numa cidade que inspira paixões e aguça os sentidos, convidando visitantes e moradores a desfrutar do melhor da vida. É este o cenário para o surgimento de um amor que conduz a trama de ‘Sol Nascente’ a próxima novela das 19h30 da Globo, a partir de dia 30 de Agosto.
Na trama, Giovanna Antonelli regressa ao pequeno ecrã num registo muito diferente da exorbitante Atena de ‘A Regra do Jogo’ – a actriz é agora Alice, uma mulher objectiva, madura e racional que descobre o amor numa amizade de infância com Mário. Interpretado por Bruno Gagliasso, o romance surge tarde na vida, mas ainda assim complica-se, devido à diferença de idades e, sobretudo, de personalidades e objectivos de vida, existente entre os dois. “Mário tem a emoção à flor da pele. É intenso, sensível e bom vivant ao mesmo tempo, porém vai descobrir esse amor pela melhor amiga”, explica Bruno. Para Giovanna, Alice é uma mulher focada. “Ela é uma mulher que corre atrás dos seus sonhos. É objectiva, tem claro o que quer na vida e nutre uma profunda gratidão por Tanaka, o pai que a criou desde pequena. Já com Mário ela mantém uma relação de muito afecto, uma amizade verdadeira, mesmo os dois sendo tão diferentes no jeito de ser”, explica a actriz.
A história tem início na fictícia Arraial do Sol Nascente, uma sofisticada cidade turística criada a partir de vários cenários do Brasil: a cosmopolita São Paulo e a Região dos Lagos (Ilha Grande, Arraial do Cabo e Búzios), que dá o tom litoral, paradisíaco e multicultural. É aqui que conhecemos a origem da amizade do casal, que começou há mais de 50 anos numa outra geração, entre o japonês Kazuo Tanaka (Luís Melo), pai de criação da protagonista, e os italianos Gaetano de Angeli (Francisco Cuoco) e Geppina (Aracy Balabanian), pais de Vittorio (Marcello Novaes) e avós de Mário, Milena (Giovanna Lancellotti) e Peppino (João Côrtes). Apesar das diferenças culturais, os dois clãs ajudaram-se muito na chegada ao Brasil e ao longo da vida que estabeleceram em Arraial do Sol Nascente.
A amizade dos protagonistas, sempre sólida mesmo com a diferença de idades, dá uma volta quando Mário percebe que o “Sargento Sardinha” – forma carinhosa como este trata a filha do japonês – vai afastar-se dois anos para estudar no Japão. O motociclista apercebe-se de um sentimento antes desconhecido, uma inesperada paixão pela sua amiga de infância. Para conquistar a mulher que descobre sempre ter amado, ele terá de mudar. Contudo esta paixão conhece rival no país nipónico, onde Alice encontra a segurança emocional no manipulador Cesar (Rafael Cardoso), que demonstra ser alguém atencioso, determinado e maduro. Não sabe ela que o rapaz só pensa em dar-se bem na vida e vê em Alice o alvo perfeito.
A embalar o bonito romance conhecemos ainda as Caiçaras, um grupo de mulheres nómadas, descendentes de negros e índios, que se dedica à pesca artesanal nessa natureza paradisíaca. Também na cidade, há a comunidade de roqueiros, tatuadores, surfistas e motociclistas, que reúne-se no bar Rota 94.O local é gerido por Lenita (Leticia Spiller), mulher de personalidade forte e batalhadora, que cedo perdeu os pais e carregou para cima de si a responsabilidade de cuidar do seu irmão Ralf Tattoo (Henri Castelli), um tatuador imaturo e extremamente ciumento, mas que aprendeu com os erros e se transformou num profissional respeitado.
De autoria de Walther Negrão, Júlio Fischer e Suzana Pires, com direcção artística de Leonardo Nogueira, ‘Sol Nascente’ vai aquecer o início das noites da Globo a partir de dia 30 de Agosto, às 19h30, canal 10 e 11 da ZAP.