Gilmario Vemba, Tatiana Durão, Pérola e mais famosos colaboram no processo censitário


Começou na passada sexta (16), o processo de Recenseamento Geral da População e Habitação (Censo2014),  por todo país. Muitos famosos angolanos assim como a população no geral têm colaborado com o processo de modo a facilitar o trabalho dos recenseadores. 

Perola Censo

Nomes como Gilmario Vemba, Pérola, Tatiana Durão, Eddy Tussa e Calado Show partilharam nas redes sociais o momento em que foram visitados pelos recenseadores nas suas respectivas residências, incentivando os fãs a seguirem o exemplo,.

“Já esta! Fiz a minha parte e não doeu nada. Essa linda e simpática senhora tirou-me da caminha.”, escreveu sorridente a loira Tatiana Durão do “Everybody Loves”.

Tatiana Durao Censo

“O censo já passou no meu cubico”, escreveu o músico Sarissari membro do grupo Tchobari.

Sarissari

Pérola autora de vários sucessos como “Mazuké”, “Já não sou Criança”, “Não Acho” escreveu numa das suas contas de uma rede social: “Bom dia meus. Censo 2014… Foi tão bom, a pessoa sente-se valorizada… Viva Angola.”

Perola Censo

Ao seu estilo, o humorista Gilmario Vemba integrante do grupo Tuneza gozou com os membros do seu grupo ” Tão a me Censar… CENSO @costa_tuneza e @tigretuneza pessoas não contadas pelo Censo”.

Gilmario Censo

“Depois das questões: tens telemóvel? Procuraste Emprego?tem televisor em casa? Usas net? Agora sim já faço parte da distribuição do pão, fomos contados….Colabore sem mentira @gilmario_filadagodaaa @pataca006 @vencesandrade @zemaya28 @jorge_csousa”, escreveu o também humorista Calado Show o “Star” como também é conhecido.

Calado Show Censo

Não querendo ficar fininho e de fora do Censo, o músico Eddy Tussa incentivou também os seus seguidores a colaborarem com os recenseadores “Já está,é só colaborar não custa nada!.”

Eddy Tussa Censo

Quem também já recebeu a vista dos recenseadores que trabalham arduamente para registrarem todos os angolanos, foi Eva RapDiva a rainha Ginga do Rap “O censo já passou por aqui.. Quem já os recebeu em casa?.”

Agentes de campo do Censo ouvidos nesta sexta-feira pela Angop, contaram que estão a ser bem recebidos pela população, que demonstra conhecer o processo, a avaliar pela forma objectiva como as pessoas respondem as questões dos recenseadores.

O Censo 2014 é um projecto nacional que vai ficar para sempre na história do país. Ele será fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas e privadas que visam contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e saber a estrutura geográfica da população (quantos somos, onde estamos e como vivemos).

P: QUAL O OBJECTIVO DO CENSO?

R: O recenseamento visa melhorar o conhecimento das características da população e habitação e contribuir para a consolidação das intervenções públicas e privadas no contexto das políticas de desenvolvimento, ou seja, dar-nos-á uma fotografia real da população e das habitações de hoje para podermos preparar o futuro.

P: POR QUE SÃO TÃO IMPORTANTES OS DADOS DO CENSO?

Esses dados são fundamentais para a elaboração do diagnóstico nacional das condições de vida da população num dado momento. De igual modo, entre outros fins, permite auxiliar a execução e avaliação das políticas, podendo ser utilizados por diversos grupos, tais como governos locais, municípios, ministérios, instituições públicas etc. No censo da população vamos recolher as informações sobre as pessoas, enquanto, no Censo da Habitação, vamos recolher informações sobre a habitação e sobre o agregado familiar. Podemos a qualquer outro momento fazer também um censo agrícola, ou educacional, entre outros.

P: DESDE QUANDO SE REALIZAM CENSOS?

R: No contexto universal, os censos são uma prática muito antiga, sendo realizados desde antes de Cristo. Segundo a bibliografia que estamos a consultar, o primeiro censo foi realizado na China, 2238 anos antes de Cristo. Existem relatos sobre a realização de censos no Egipto, na Grécia, na Mesopotâmia. Nessa época, tinham como finalidade a cobrança de impostos, para além de ajudar a preparar acções militares. Actualmente, os censos são fundamentais para a definição de políticas públicas e privadas.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *