O Herói, um filme do realizador angolano Zézé Gamboa, foi exibido em Seul Art Cinema, no âmbito do “festival de cinema lusófono”, noticiou à Angop na tarde desta quarta-feira (7).
Segundo a fonte, a actividade decorreu de 1 a 7 de maio e foi organizado pela Associação Coreana de Cinematecas em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros – MOFA, que realiza um Programa de Intercâmbio Cultural, com o objectivo de reforçar a cooperação cultural com países no mundo inteiro e sensibilizar o povo coreano sobre a diversidade cultural.
O filme angolano, escolhido pela associação coreana, retrata Angola, que experimentou a guerra de independência e uma guerra civil. Foi vencedor do prémio de espectadores no Festival de Cinema de Nante em 2004 e do prémio para melhor filme dramático estrangeiro no Festival de Sundance em 2005.
Esta é a primeira vez que se realiza o primeiro festival de cinema lusófono, enquadrado na comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa que se assinalou a 5 de Maio.
Foram exibidos Nove “filmes marcantes” de seis países de língua portuguesa, nomeadamente Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor Leste, bem como Portugal e Brasil.
Este festival centrou-se em filmes em português, que mostram aspectos culturais, sociais ou históricos. Destaque também para o filme Bye Bye Brasil de 1979, do realizador Carlos Diegues que liderou o movimento de ‘novo cinema’ na década de 1960.
O evento contou com a participação de diplomatas da Embaixada de Angola em Seul, estudantes, membros da comunidade Angola e teve uma grande afluência do público sul-coreano.
0 Comentário