O musico e compositor angolano Gabriel Tchiema apelou nesta terça-feira, em Luanda, os músicos a contribuírem na valorização e preservação das línguas nacionais, com vista o fortalecimento da identidade cultural etnolinguística de cada povo ou tribo no país.
Em declarações à Angop, a propósito da gala do prémio nacional de Cultura e Artes 2014, Gabriel Tchiema lamentou pelo facto das línguas nacionais estarem a desaparecer aos poucos, deixando de ser interessante para as novas gerações sobretudo os músicos.
Segundo Gabriel Tchiema, boa parte dos músicos angolana tem tido complexo de pronunciar-se na língua materna, optando por buscar outras influências culturais estrangeiras, que nada abona a cultura nacional e concorre para a perda da identidade cultural.
Quanto ao prémio nacional de Cultura e Artes, conquistado nesta segunda-feira, Gabriel Tchiema disse que iniciativas como estas enaltecem o artista no que toca à criação, investigação, composição, melodia e ritmo.
“ Não se ganha prémios desta dimensão todos os dias, isso significa, naturalmente, que o trabalho que tenho estado a fazer começa a surtir os seus efeitos e isso incentiva-me a continuar a trabalhar por formas a contribuir no engrandecimento da cultura angolana” disse.
Com a obra “Mungole”, o músico venceu o Prémio Nacional de Cultura e Artes 2014, na categoria de música, cuja entrega dos prémios aconteceu na noite desta segunda-feira numa gala testemunhada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil, Edeltrudes da Costa, ministra da Cultura; Rosa Cruz Silva e Graciano Domingos, governador provincial de Luanda.
A obra traduz o mais alto nível de investigação e cuidados na elaboração artística e cultural da música e integra elementos pedagógicos da tradição oral, centrados na cultura Cokwe, mesmo que por vezes com recurso ao de outras comunidades sócio-culturais angolanas.
A mesma expressa um trabalho de resgate de ritmos tradicionais da região do Leste do país que, trazendo uma roupagem técnico-musical a emblemáticas canções, com fulgor e indelével marca na interpretação, vem brindar a todos com níveis de excelência que se percebem nas canções que integram a obra e demonstram habilidades na execução instrumental.
0 Comentário