Espanhola lança música com beat de kuduro dos Buraka com a participação de Pitbull


Kuduro é um estilo nacional, inventado desde a dança e o nome do estilo pelos angolanos. Mas tem sido vários os artistas internacionais que têm lançado músicas no estilo angolano e com isso têm facturado muito dinheiro, já os criadores do estilo, nem sempre conseguem viver só da música por não render o mesmo que em alguns casos a música tem rendido quando lançado por artistas estrangeiros.

veronica vega e pitbull

Depois do grande sucesso que foi a versão da música “Danza Kuduro” de Don Omar que chegou a tocar nos quatro cantos do mundo, (pelo facto de a música ter feito parte da trilha sonora da saga “Velozes e Furiosos 5”), desta vez foi a espanhola Verónica Vega que fez uma versão da música “Wegue Wegue” do grupo Buraka Som Sistema lançado há mais de 5 anos.

“Wicked” é o título da música da cantora espanhola Verónica Vega, e conta com a participação do rapper Pitbull, que tem tirado o sono de muitos angolanos nos últimos dias nas redes sociais, questionando-se se com tantas versões do estilo que têm aparecido no mundo da música internacional e sem fazerem menção a origem do estilo, Angola não irá perder a patente (?). Por falta de informações por parte das entidades responsáveis, os internautas angolanos questionam-se mesmo, se já foi patenteado o estilo como angolano, porque se ainda não foi, esse pode ser o caminho para perdemos um dos estilos nacional.

veronica vega feat. pitbull

Wicked foi lançado em novembro do ano passado, e conta com mais de 2 milhões de visualizações no canal vevo da artista espanhola, ao que tudo indica só agora um angolano teve acesso ao vídeo e partilhou a sua preocupação com seus amigos na rede social facebook, o suficiente para que em poucos dias tivesse vários comentários e mais de 1.000 partilhas.

Quanto ao grupo Buraka Som Sistema não sabemos se já chegaram de assistir a versão espanhola da música “Wegue Wegue”, um dos sucessos que lhes lançou ao mercado internacional.

Assista a versão espanhola:

Assista a versão original (angolana) da música:

Kuduro (literalmente “cu duro”) é um género musical e sobretudo um género de dança surgida durante a última década em Angola. É influenciado por outros géneros como Sungura, Kizomba, Semba, Ragga, Afro House e Rap.

O kuduro surge em finais dos anos 80, primeiro como uma dança e com o passar do tempo evoluindo para um género musical, estilo house africano em que se mistura elementos electrónicos com o folclore tradicional, feito pelo povo mais pobre de Luanda e com os meios precários que dispunham. A musica é peculiar no uso de breaks e funk muito utilizados nos anos 80 para criar melodias, mas utilizando loops e letras explícitas, que acabam por ser um reflexo de boa parte da população .

O nome da dança referia-se a um movimento peculiar em que os dançarinos parecem ter a “bunda” dura, simulando uma forma agressiva e agitada de dançar como os golpes de Van Damme, que segundo Tony Amado, auto-proclamado criador do Kuduro, foi de onde surgiu a ideia da dança, depois de o mesmo ver o filme de 1988, de Jean Claude Van Damme, Força Destruidora, em que ele aparece num bar, todo bêbado, a dançar com um estilo muito rijo e pouco habitual para aquela época.

Siga-nos no Instagram e seja o primeiro a saber das principais novidades do showbiz angolano e do Mundo.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *