Profissionais de diversas áreas galardoados na gala “Angola 35 Graus”


Aconteceu nesta quinta-feira, 25 de Fevereiro, a 13ª cerimónia de premiação “Angola 35 Graus 2021”, em presença de um público restrito devido às restrições e medidas de prevenção à pandemia do COVID-19.

A premiação “Angola 35 Graus” é um projecto original de Welwitschea dos Santos “Tchizé”, que desde 2009 reconhece e premeia jovens profissionais de excelência em todas as áreas da sociedade.

Estiveram presentes na gala  apenas 30 participantes, vencedores, representantes de vencedores e seus acompanhantes.


Veja abaixo a lista dos vencedores dos prémios “Angola 35 Graus 2021”:

*ECONOMIA & NEGÓCIOS*

O vencedor da categoria ECONOMIA & NEGÓCIOS foi IGOR NTEKA de 34 anos, formado em gestão de empresas e “CEO” da “ Waridu”, empresa  focada no sector de audiovisuais.

CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Na categoria CIÊNCIA & TECNOLOGIA o vencedor foi Lupossa Paulo André, natural de Luanda de 27 anos, Engenheiro na área de electrónica industrial, licenciado em 2018 pela Cape Penisula University of Technology.

No âmbito do combate a covid 19, Lupossa Paulo André construiu tuneis de desinfecção , lavatórios automáticos e criou um robô com capacidade de detectar quando alguém esta ou não a usar mascara, medição da temperatura, dá álcool gel e qua pode ser controlado por voz ou texto. O vencedor declarou que tem como objectivo fabricar ventiladores para ajudar o governo no combate a pandemia.

POLÍTICA & SOCIEDADE

Estilista Layane dos Santos Layane dos Santos, que foi formadora voluntaria no projecto social TEA CLUB FORÇA MULHER tendo oferecido formação gratuita em croché para produção de roupas e têxteis-lar a mais de 3.200 jovens no decurso do último ano, através de workshops gratuitos on-line criados pelo TEA CLUB, iniciativa que ajudou mais de 20.000 jovens em todo o pais a adquirir know how e iniciar micro negocios em diversas áreas de atividade a partir de casa durante a pandemia, no âmbito deste projeto solidário de formação do Tea Club.

DESPORTO

A vencedora da categoria Desporto foi Neide Diassonema, 24 anos de idade, conquistou a medalha de ouro no campeonato Africano de judo em Madagascar. Frisou que o seu desempenho é fruto do trabalho desenvolvido no clube 1.º de Agosto e da confiança depositada pela sua treinadora a antiga campeã africana de judô Antónia de Fátima “Faya”.

*COMUNICAÇÃO SOCIAL*

Na categoria de Comunicação Social, o vencedor foi o jornalista DORIVALDO ALEIXO de 26 anos de idade, que já foi o pivô informativo mais jovem a apresentar um serviço noticioso na televisão angolana. Desacata-se pela apresentação do principal serviço informativo da Palanca TV, o jornal das 7, onde também é o editor principal, além de ser a voz de marca daquele canal, é geralmente escalado para apresentação de especiais de natal, fim- de- ano, e carnaval.

Dorivaldo,  começou a carreira na comunicação como locutor de Rádio em 2010, no canal da Radio Nacional de Angola para viana, na altura com 15 anos, tendo após isso passado por outras estações de radio como a Lac e Global Fm, até que, por meio de um estagio no canal 2 da TPA (Semba Comunicação), descobriu a paixão pela a televisão em 2015.

Além do jornal das 7 e das emissões especiais, Dorivaldo Aleixo já deu o rosto e participou na criação de outros srviços informativos da Palanca Tv como o jornal do Fecho, Revista da Semana, Primeira Página e o Domingo informativo.

DESTAQUE ACADÉMICO

O prémio na categoria de “Destaque Académico” vai para….. VALDEMAR TCHIPENHE, bolseiro na China que aos 17 anos, sem dominar inglês nem mandarim, lançou-se numa aventura académica que lhe garantiu uma licenciatura em biotecnologia.

Chegou à China em 2013”4,  de ter terminado o ensino médio com o nome no quadro de honra da sua escola em Angola.

Após um ano de curso intensivo de chinês, ingressou na Universidade Normal de Zhejiang no leste da China, na província de Guangdong, próxima de Macau e Hong Kong .

Hoje com 23 anos de idade, o especialista angolano regressou ao seu país para dar formação aos técnicos que vão processar as amostras no recém-inaugurado Centro de Diagnóstico Laboratorial de Viana.

CULTURA & ARTES

Na categoria Cultura & Artes venceu a jovem designer de moda Daiana Junqueira de 26 anos, jovem estilista que já veste varias celebridades angolanas em diversas ocasiões e cujo talento se destacou ao longo do último ano.

“Nsola” é a primeira colecção da estilista, que não passou despercebida tendo sido inclusive elogiada por críticos da moda internacional, que elogiaram a  coleção em tons de terra, castanho e bege, composta por vestidos e macacões, com mangas bufantes e em cascata.

Segundo a vencedora, a sua próxima colecção será focada em noivas, e promete não fugir ao estilo e rigor que já habituou os seus clientes e seguidores.

ENTRETENIMENTO

O Prémio na categoria de Entretenimento foi arrebatado por LEOMARTE  FREIRE que aos apenas  22 anos de idade Leomarte Freire é Director Geral Adjunto do primeiro e único canal digital e intercontinental em língua portuguesa a emitir conteúdos gravados por apresentadores de 4 continentes na Ásia, Europa, África, América do Norte e América do Sul Lifestyle e em língua portuguesa. Leomarte Freire é também apresentador do programa “NA CAPA” do referido canal digital.! Leomarte Freire deu os primeiros passos na televisão ainda na infância como apresentador de programas infantis,  passou pela rádio e como actor fez várias actuações e participações em teatro e televisão, incluindo uma participação nas gravações da mini serie da TV GLOBO Mr. BRAU  em Angola e o papel de protagonista na peça teatral “4Prisioneiras” 2019, para além de ter trabalhado como repórter, comentarista, ou mestre Cerimónias em vários eventos sociais de referência como o Moda Luanda, Angola 35 Graus e alguns programas de televisão.

PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Na categoria Promoção Internacional, são distinguidos jovens que elevam o nome de Angola além-fronteiras.

Foram distingidos na categoria PROMOÇÃO INTERNACIONAL 4 jovens, entre os quais os lirmãos RIFEN E SELTON MIGUEL, ambos jogadores de basquete nos EUA por via de uma bolsa de estudos das próprias universidades americanas devido ao seu alto rendimento como atletas.

RIFEN é graduado pela  Cademia de West Oaks e  faz parte do plantel  de Ohio,  onde já fez mais de 100 jogos, lembrar também que foi convocado para representar a selecção de Angola no mundial de basquetebol  de sub 19  em 2017.

SELTON é graduado pela Cademia de West Olds, e actualmente actua na  Cademia de Kansas State. Em 2018 representou a selecção Angolana, no campeonato Africano da Fiba de sub 18, em Bamako, no Mali.

Por se encontrarem fora do país, foram representados pelos pais, Suzana e Henrique Miguel “Riquinho”.

SRO QUI CUIA E NERU AMERICANO VENCEM PRÊMIO PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Os outros dois jovens premiados na área de Promoção Internacional foram SCRÓ QUE KUIA E NERU AMERICANO.

O irreverente cantor , Scro Q Kuia,  começou  inicialmente  a cantar por impulsionamento de seu amigo e colega de profissão Elástico Nandako, e que o talento pela dança herdou da mãe que foi uma grande dançarina da Lunda Norte. Teve um duro início de carreira marcado por maus tratos e humilhações, mas que felizmente teve coragem e força de vontade para continuar a trabalhar, lutou, criou a sua marca e conseguiu chegar onde está actualmente.

SCRÓ é técnico médio de analises clinicas e até chegou a trabalhar num laboratório, mas a paixão pela a musica e dança têm falado mais alto.

NERU Americano, é musico, dançarino e animador, detentor de um dos álbums que mais vendeu na praça da independência, com o título “O Adoço”.

MÚSICA

O prêmio na categoria de música foi arrebatado por TITICA GARCIA. Titica começou a sua carreira em 2004 como bailarina do estilo musica Kuduro e em 2011, Titica lançou o hit “Afrikimoto” com a artista angolana Tuga Agressiva.

No mesmo ano Titica lança o seu primeiro álbum a solo “Chão”. Deste fazem parte os Hit´s “Chão Chão” e “Olha o boneco”. Foi com este álbum que Titica recebeu o prémio de “Melhor Kuduro do Ano” no prémio Top Rádio Luanda 2011 e passou a pisar palcos nacionais e internacionais.

Em 2013 Titica foi convidada especial do Viradão Carioca, no Rio de Janeiro onde partilhou o palco com artistas como Erasmo Carlos e Sorriso Maroto, o que permitiu uma passagem breve pelo programa da Globo “Mais Você” e matéria para vários órgãos como Extra, Globo entre outros. Ao regressar para Angola foi convidada pela ONUSIDA para ser Embaixadora da ONUSIDA Angola.

No último ano Titica lançou a música Tá Dominá tendo esta batido o recorde de 3 milhões de visualizações no YouTube em menos de dois meses e logo após, a sua boca música “Xucalho” atingiu a cifra de 1 milhão de visualizações no YouTube menos de 1 mês após o seu lançamento.

Com o *prémio Carreira* é  distinguida uma figura com vários anos de carreira que, com o seu trabalho , carisma e profissionalismo, constitui uma referência para a juventude e continua a fazer a diferença na sociedade angolana.

PRÉMIO CARREIRA

ANTONIO TÓMAS ANA “ETONA” é distinguido no prémio Carreira!!!!, natural da província  do Zaire, de 59 anos de idade é artista plástico e começou a pintar em 1990, tendo feito posteriormente o curso médio de artes plásticas no Instituto Nacional de Formação Artística.

O renomado artista plástico

é membro ordinário da Associação Internacional de Estética, da Federação Mundial das Associações de Filosofia, da União Nacional dos Artistas Plásticos Angolanos, da Associação Novos Artistas Sedeados em Portugal, do Centro Internacional de Escultura e do Círculo Artístico Artur Bual em Portugal e foi reeleito ao cargo de Secretário Geral da UNAP em 2017, para mais um mandato de quatro anos.

Etona já a expôs nos mais prestigiados eventos de arte pelo o mundo, onde sempre elevou o nome de Angola, porém lamentou o facto de apesar de ter recebido prémios fora do pós mas nunca antes ter ganho nenhuma distinção ou prémio no seu país, Angola, sendo o PRÊMIO ANGOLA 35 GRAUS o primeiro.

HOMENAGENS

Foram Homenageados os renomados artistas plásticos Guilherme Mampuya e Fineza Teta pelo seu contributo à cultura e à formação de jovens na área das artes plásticas.

Foi igualmente homenageado o professor Pedro Fançony, que em 2008 criou a escola de musica Kapossoca para meninos e meninas dos seis aos quatorze anos com o objectivo principal de combater a pobreza extrema na periferia e livrar as crianças da má conduta,  através de aulas gratuitas de violino, piano e, outros instrumentos.

A escola tem várias disciplinas como; música clássica universal, música clássica, música moderna, música popular angolanas, mas  também tem aulas de ética, educação moral e cívica como forma de contribuir para a formação de melhores seres humanos.

 

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *