Rússia quer desconectar o país inteiro da internet


1 partilha

A Rússia iniciou o processo para se equipar com uma “internet soberana”, capaz de funcionar de forma independente em caso de ruptura do país com os grandes servidores mundiais — e também aumentar o controle sobre a rede. O país cogita ainda se desconectar da internet global temporariamente para testar suas defesas cibernéticas.

Rússia quer desconectar o país inteiro da internet

A pensar em estratégias de defesa e segurança cibernética, a Rússia quer desconectar o país inteiro da internet. Especula-se que os testes acontecerão antes de dia 1 de abril, mas ainda não há uma data exata para que eles aconteçam. Na prática, a medida adotada significa que os dados enviados pela população e organizações russas serão compartilhados apenas internamente, sem acesso às comunidades internacionais.

O teste que será realizado, porém, corre risco de virar lei. Primeiramente apresentado em dezembro de 2018, o parlamento russo se reuniu e aprovou provisoriamente, na semana passada, o projeto de lei chamado de Programa Nacional da Economia Digital. A ideia é isolar a internet russa: críticos do projeto comparam o projeto com a censura exercida pelo governo da China no ambiente virtual.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

1 partilha

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *