Huawei e Ministério das Telecomunicações realizam fórum de transformação digital pôs Covid -19


A Huawei realizou no passado dia (29) de Outubro, em parceira com Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, o fórum para promover a troca de experiências sobre as melhores práticas para a maximização da Transformação Digital em Angola, durante e pós Covid 19.

O evento realizado, em relação a sua estrutura, constituir-se-á numa oportunidade para ser apresentado ao país as principais acções em curso, realçando as iniciativas e experiências para acelerar a transformação digital em Angola, ao mesmo tempo se actua contrapondo com os desafios da Covid 19.

Publicidade

De acordo com Secretário de Estado da Secretário de Estado das Telecomunicações e Tecnologias de Informação Mário Oliveira, a transformação Digital actualmente é considerada por diferentes sectores, políticos, económicos e sociais, como sendo a via para acelerar o desenvolvimento económico social e melhorar a competitividade numa perspectiva da inserção global, regional, continental com vista a melhoria do bem estás a todos.

“Nunca como nos dias de hoje, a ciência e o desenvolvimento tecnológico, estiveram tão ao serviço da sociedade e no seu todo, e como prova, temos o índice de literacia tecnológica presente, de forma transversal entre todos os estratos sociais. Com o desenvolvimento das forças vivas da nação, Angola tem sido bem-sucedida ao combate na mitigação dos efeitos da Pandemia, e para tal, contribui no sector público e privado nas Infra-Estruturas de telecomunicações, em destaque com acesso aos cabos marítimos e internacionais, e os serviços e aplicações, onde se destaca o acesso a internet”, disse.

Já em relação ao período pandémico e pensando no pós pandemia, os MINTTICS, considera oportuno e pertinente, a promoção de uma acção coordenada e eficaz as áreas de infraestrutura, investimento, inovação e inclusão, enquanto os factores determinantes para expansão da conectividade bem como para o desenvolvimento de tecnologias inteligentes, que vão desde a inteligência artificial ao 5G, como sendo os pilares centrais para a transformação digital, não apenas em Angola, mas como em toda África e no mundo em geral.

Frisou ainda que Huawei é um importante parceiro estratégico do estado angolano e com Huawei esta comprometida na digitalização do sociedade angolana, razão pela qual em conjunto abordarmos questões de melhorias e trocas de experiências para o melhor das tecnologias angolanas bem como a criação de talentos para o desenvolvimento tecnológico progressivo.

Já o CEO da Huawei Angola, Chuxiaoxin assegurou a sociedade angolana que a Huawei não vai desistir da sua missão que é conectar pessoas, e acções de cooperação e projectos estão em estudo para serem implementados futuro tornando Angola cada vez próximo da realidade de outros países de formas que possa atingir através da Tecnologia um desenvolvimento sustentável.

Dentre os tópicos que foram abordados, destacam-se a Governação Electrónica, as Finanças Digitais, os Serviços Electrónicos, a partilha de Infra-Estruturas e regulação no mercado, as chaves-públicas para Transformação Digital em Angola, que poderão ser vistos numa perspectiva comparativa a partir de um importante acto tecnológico a nível mundial como a HUAWEI, assim como das experiências dos especialistas nacionais.

Ao finalizar o evento, foram ainda colhidas contradições pancoatricas que contribuirão para a melhoria que se pretende em toda a cadeia do Sistema de Telecomunicações e Tecnologias de Informação, e desta forma o sector dará o seu contributo para todo o ecossistema político, econômico e social, tendo como resultado final, o progresso do nosso país. Estamos em crer, que o caminho para a transformação Digital e edificação de uma verdadeira economia digital, resiliente, inclusiva e sustentável em Angola, estará assegurada.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *