“Bolha” para transporte de passageiros criada por designer Italiano


O designer italiano, Pierpaolo Lazzarini, criou um transporte de passageiros em espécie de bolha, chamado  Stratosfera. O veículo ultraleve foi construído em fibra de carbono para que os passageiros se possam movimentar tanto na terra, como no ar e na água.

Pierpaolo é um designer italiano conhecido pela criação de veículos motorizados com formatos excêntricos, sejam automóveis extravagantes ou embarcações de luxo. A sua nova criação é esta esfera chamada Stratosfera, que ainda está em fase de concepção.

Publicidade

A esfera tem um diâmetro de 1,65 metros e pode transportar até dois passageiros. O veículo consegue flutuar pela água graças à sua forma extensível na parte inferior da esfera, permitindo que a parte submersa mantenha um baixo centro de gravidade, ao centrar as suas baterias. Tem dois motores elétricos de 150 cavalos, mantendo a esfera ligeiramente acima do nível da água, na sua versão ACQUATICA, para uma velocidade até 56 km/h.

Este mesmo cockpit pode depois ser adaptado a diferentes formas de deslocação, a versão Volatile, tem quatro rotores para que possa voar a uma velocidade até 250 km/h, ou para quem deseje apreciar a paisagem, substituir a cesta de um balão de hidrogénio movido a energia solar. As rodas transformam-no num convencional (embora excêntrico) automóvel terrestre. O seu chassis adapta-se à atualização necessária, estando outros módulos atualmente em produção, tais como o submarino ou veículo de neve.

O projeto Stratosfera será lançado em meados de 2022, em formato open source, para que seja uma referência para estudos de veículos futurísticos.

 

 

Por: Isabel Silva