Vacinas do ébola testadas este mês


A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou, em Genebra, após uma reunião especialistas, que duas vacinas experimentais contra o ébola devem até ao fim do mês começar a ser aplicadas na Libéria.

ébola 2

Um dos participantes na reunião, a professora Helen Rees, disse à Rádio ONU que “ainda que não haja uma vacina eficiente no momento, os médicos estão confiantes que o material de que dispõem é bastante promissor para ser levado para a área afectada o mais rapidamente possível”.
Um comunicado da OMS salienta que as duas outras nações mais atingidas pelo surto de ébola, Serra Leoa e Guiné Conacri, devem receber as vacinas experimentais até ao início de Fevereiro.
O vírus ébola já matou mais de oito mil pessoas e infectou cerca de 20 mil. A directora assistente da OMS, Marie Paule Kieny, lembrou que as vacinas ainda estão na fase inicial de desenvolvimento e que são “uma opção limitada”.
Por se tratar de um tema de saúde de longo prazo, disse, os países devem ter mais opções no futuro devido aos testes que estão a ser feitos.
A médica firmou que em 2014 o vírus “desafiou a humanidade”, mas que “2015 é o ano em que as melhores mentes científicas vão apresentar uma resposta à doença”.
A investigadora declarou que acredita que os especialistas devem levar até seis meses para descobrirem se as vacinas são eficazes.
Os testes vão ser realizados com milhares de voluntários. A Libéria, na África Ocidental, é um dos três países mais afectados pela doença.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *