OMS admite risco de contágio do Ébola


A Organização Mundial da Saúde (OMS) admitiu, nesta sexta-feira, 29 de Abril, o risco de contágio regional e internacional do vírus Ébola, tendo em conta o novo surto de febre hemorrágica em Mbandaka, na República Democrática do Congo (RDC).

De acordo com um comunicado feito, a OMS explica que o risco de propagação não deve ser ignorado, visto que a cidade em causa faz fronteira com o rio Congo que tem ligações com Kinshasa, República Centro-Africana e Angola.

“O risco de propagação regional e internacional desta epidemia não pode ser excluído, uma vez que a cidade de Mbandaka faz fronteira com o rio Congo e tem ligações fluviais e terrestres com a capital, Kinshasa, a República do Congo, a República Centro-Africana e Angola”, disse a OMS num comunicado.

A reaparição do vírus na referida cidade do Noroeste da RDC, fez dois mortos desde 21 de Abril até quarta-feira(27) “foram identificados 267 contactos”, mas a OMS explica que ainda “é difícil avaliar a extensão da epidemia” nesta fase.

Considera-se “moderado” o contágio a nível regional e “baixo” a nível internacional, não tendo a OMS recomendado quaisquer restrições a viagens para o país.

O risco de propagação na RDC Congo é considerado “elevado” tendo em conta à presença de reservatórios de animais, à elevada frequência de surtos de Ébola no país, a factores ambientais e a um sistema de saúde enfraquecido pelos surtos contínuos de cólera, sarampo e Covid-19.

Este é o 14º surto de Ébola na RDC desde 1976.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *