Ébola provoca três mortes e várias infeções na Guiné-Conacri


A Guiné-Conacri está de novo em situação epidémica. Uma nova epidemia do vírus Ébola já infectou várias pessoas e provocou três mortes no país, anunciou, nesta segunda-feira, 15 de fevereiro  a Agência Nacional de Segurança Sanitária.

Cinco anos após o fim da epidemia anterior, que se prolongou entre 2013 e 2016, a Guiné-Conacri está novamente a enfrentar casos de Ébola.

A presença do vírus no país foi confirmada oficialmente, na manhã desta segunda-feira, pelo laboratório de Conacri.

Também na República Democrática do Congo foram confirmados três novos casos de um novo surto de Ébola no nordeste do país, apenas cerca de três meses depois este país ter anunciado, em 18 de Novembro, o fim do 11.º surto de Ébola da sua história, na província ocidental do Equador, que provocou a morte de 55 pessoas e infectou outros 130, segundo dados oficiais

O vírus Ébola, que provoca febres altas, vómitos e diarreias, foi identificado pela primeira vez em 1976 no antigo Zaire, actual República Democrática do Congo.

A doença é transmitida pelo contacto directo com o sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infectados e pode atingir uma taxa de mortalidade de 90%.

Em 2013 foi detetada uma vaga na Guiné-Conacri, considerada das mais graves, que se propagou à Libéria, Serra Leoa e a outros dez países, incluindo Espanha e Estados Unidos, causando 11.300 mortos e 28.600 casos até 2016.

Por: Anicia Gamboa


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *