Contra tudo e todos, Donald Trump vence Hillary Clinton e é eleito presidente dos EUA


Surpresa, ou talvez não: Donald Trump bateu Hillary Clinton. Saíram da toca os desiludidos, desenvergonharam-se os recalcados. Donald Trump será o 45º presidente dos Estados Unidos. Contrariando pesquisas e previsões, ele derrotou Hillary Clinton e teve sua vitória projetada pela agência Associated Press (AP) às 5h32 (hora de Brasília) desta quarta-feira (9).

donald-trump

Donald Trump discursou no Hotel Hilton, em Nova Iorque, e começou por dizer que Hillary Clinton lhe ligou a dar os parabéns, agradecendo também a “luta” que a democrata lhe deu ao longo da campanha.

Confirma-se o que poucas sondagens arriscavam. Donald Trump ultrapassou mesmo Hillary Clinton e será o 45.º Presidente dos Estados Unidos, sucedendo no cargo ao democrata Barack Obama. Clinton já ligou a Trump para assumir a derrota.

O republicano conseguiu já ultrapassar a barreira dos 270 grandes eleitores para chegar à Casa Branca, com 276, estando a democrata nos 218. Os estados chave foram a Florida, a Carolina do Norte, o Wisconsin e o Ohio.

“Agora é hora de união. Serei presidente de todos os americanos”, prometeu Trump, de 70 anos, no seu discurso de vitória no hotel Hilton em Nova Iorque. O multimilionário, conhecido pelas suas posições populistas, pelos seus negócios e participação em reality shows, faz história ao chegar à Casa Branca sem nunca ter ocupado nenhum cargo público ou mesmo militar. Será o comandante supremo das Forças Armadas dos EUA.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!