Tribunal espanhol atribuiu custódia do corpo de José Eduardo dos Santos à ex Primeira Dama, diz site


De acordo informações veiculadas nesta quarta-feira, 17 de Agosto , pelo Club-K, o corpo do ex-estadista José Eduardo dos Santos, falecido a 8 de Julho do corrente ano, será entregue à ex-primeira Dama da República, Ana Paula, por decisãodo Tribunal espanhol.

Inicialmente a justiça recusava-se reconhecer Ana Paula dos Santos como viúva, uma vez que o casamento da mesma com JES era considerado ‘inválido’ na Espanha. A reviravolta, aconteceu após o Juiz se ter apoiado no conteúdo de um Memorando de Cooperação, assinado no mês passado entre a República de Angola e o Reino de Espanha, que doravante passam a reconhecer os documentos oficiais entre os dois países.

Ao abrigo destes documentos que foram apresentados, o Juiz do processo decidiu declarar Ana Paula dos Santos como a legítíma viúva de José Eduardo dos Santos, em conformidade com o conteúdo das leis e dos acordos bilaterais recentemente assinados entre os governos dos dois países. Sendo viúva e ao lado de si, estarem três filhos, o juiz está em vias de ditar uma sentença determinando que o corpo de Eduardo dos Santos seja entregue a Ana Paula dos Santos, que conta com o apoio do Presidente João Lourenço.

Entretanto, os advogados da outra parte que representam as outras filhas de JES decidiram recorrer da decisão tomada pelo Juiz espanhol. De acordo ao referido órgão, Tchizé dos Santos, filha do antigo presidente angolano pretende recorrer para mudança da decisão do tribunal espanhol que atribui a custódia do cadáver à sua ex-mulher Ana Paula dos Santos.

“A decisão do juiz de instrução número 11 de Barcelona de entregar o corpo do antigo presidente angolano José Eduardo dos Santos à sua antiga mulher será sujeita a recurso por Tchizé dos Santos”, disse a advogada Carmen Varela à Lusa.

Na probabilidade de o tribunal superior rejeitar o recurso avançado pelas filhas de JES, esta semana, as autoridades angolanas planeiam realizar o funeral de Estado na sexta-feira (26), da próxima semana, em Luanda, sem a presença dos filhos mais velhos de JES e de outros familiares. Dentre os familiares, a irmã Marta dos Santos, é citada como sendo a única que manifesta abertura para participar nas exéquias que estão a ser preparadas pelo governo de Angola.

 

Fonte: Club-K


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *