Taxistas transportam passageiros gratuitamente em Luanda


A Associação Nova Aliança dos Taxistas de Angola (ANATA), realizou nesta terça-feira, 05 de Outubro, a campanha  “Táxis Grátis” em toda cidade capital. A acção que permitiu que vários citadinos se locomovessem com ‘os azuis e brancos’ a custo zero, foi  desenvolvida em alusão a efeméride assinalada como o “Dia dos taxistas de Angola”, celebrada hoje. 

À 5 de Outubro de 2015, um grupo de taxistas saiu as ruas de Luanda para reivindicar os seus direitos, numa manifestação que não terminou conforme o desejado e que levou vários envolvidos a prisão. Para saudar e homenagear o dia e todos os que reivindicaram pelos diretos que hoje usufruem, a ANATA decidiu organizar a referida campanha.

De acordo com Luís Mingas, Secretário Provincial da mobilização da Associação Nova Aliança dos Taxistas e presidente da Staff Sete Visões da Vida, os profissionais da área não poderiam ficar alheios a esta data, visto que é um dia importante para a classe.

“No dia 5 de Outubro de 2015 os taxistas tentaram reivindicar os direitos, por existir na época escassez de paragens, o que fazia com que sofrêssemos muitos abusos por parte dos agentes reguladores de trânsito. Muitos taxistas decidiram parar, mostraram o seu descontentamento e infelizmente muitos deles foram presos e alguns morreram, em função disso. Em alusão a isso, não poderíamos ficar alheios a essa data”, contou ao Angorussia, Luís Mingas.

Luís Mingas ressaltou também, que Desde 2015 a ANATA celebra o dia 5 de Outubro como a data dos taxistas, e celebram com esse gesto como forma de ajudar a população.

Por outro lado, Hermenegildo Bernardo, membro da Staff Story, que aderiu a campanha, destacou que a classe vem lutando pelos seus direitos há algum tempo e com o decorrer do tempo consegue ver a maior parte de seus problemas resolvidos.

“É só para dizer que nós taxistas viemos a lutar por muitas e muitas coisas, graças a Deus já estamos num bom caminho, já temos direito a segurança.  Apesar do que falam dos taxistas, estamos aqui a fazer a nossa parte, trabalhar com o público é complicado, mas estaremos aqui das as 08h00 às 09h00 horas levando o pessoal de forma grátis, e isto vai acontecer em todos os municípios”, disse

Trata-se da primeira actividade do género e os jovens taxistas esperam poder continuar, de forma a ajudar o próximo.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *