Sonangol paga 500 milhões de dólares para fechar diferendo com Cobalt


A Sonangol anunciou hoje, quarta-feira (20), um acordo amigável com a norte-americana Cobalt, à qual pagará 423 milhões de euros pelos direitos em dois blocos petrolíferos, terminando a disputa judicial que as duas empresas mantinham.

De acordo com uma nota de imprensa da petrolífera angolana liderada desde novembro por Carlos Saturnino, as administrações das duas petrolíferas assinaram um acordo para “resolução de todas as disputas entre as duas companhias”, que permitirá igualmente a transferência para a Sonangol do interesse participativo da Cobalt nos blocos 21/09 e 20/09, ao largo de Angola, pelo valor de 500 milhões de dólares (423 milhões de euros).

Esta resolução, sobre um processo relativo a alegados incumprimentos contratuais da petrolífera estatal angolana, está ainda sujeita à aprovação pelo Tribunal de Falências dos Estados Unidos, explica a Sonangol, na mesma informação.

Em causa está um diferendo que se arrastava desde a administração de Isabel dos Santos na Sonangol, prevendo este acordo que a petrolífera angolana pague, até ao dia 23 de fevereiro de 2018, um valor não reembolsável de 150 milhões de dólares (127 milhões de euros).

O último pagamento, no montante de 350 milhões de dólares (296 milhões de euros), deverá ser efetuado até ao dia 01 de julho de 2018, explica ainda a Sonangol.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!