Isabel dos Santos condenada por desviar da Sonangol mais de 50 milhões de euros


A empresária angolana, Isabel dos Santos, e alguns dos seus colaboradores foram condenados pelo desvio de 52,6 milhões de euros que ocorreu na Sonangol, equivalente a mais de 40 mil milhões de kwanzas, conforme anunciou a televisão portuguesa, SIC.

Foto: DR

Segundo informações, o Tribunal de Recurso de Amesterdão considerou que Isabel dos Santos ordenou, ilegalmente, a transferência de dividendos da Esperanza – holding detida pela Sonangol – para uma sociedade da empresária, tendo sido condenada igualmente por gestão danosa e falsificação de documentos.

A Esperaza é uma holding em que a Sonangol detinha a totalidade das acções. No final de 2006, ainda José Eduardo dos Santos era Presidente de Angola, a Sonangol vendeu 40% das acções da Esperaza e entregou-as à Exem, uma sociedade da qual Isabel dos Santos e o seu marido Sindika Dokolo, em memória, sempre foram os beneficiários finais.

Sendo assim, em 2021, um Tribunal arbitral na Holanda já tinha declarado nula a transacção das acções, por considerar que tinha sido um acto de corrupção.

Nesta terça-feira, foi tornada pública a decisão do Tribunal de Recurso de Amesterdão, que concluiu que no dia que foi exonerada de presidente da petrolífera angolana, Isabel dos Santos teria feito transferências de forma ilegal.

 

Fonte: SIC

Por: Irinea Lukombo


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *