Os órgãos sindicais do país reuniram-se, nesta segunda-feira(1), na avenida Alameda Manuel Van-Duném, no largo da Independência, em Luanda, para a realização de uma marcha, em alusão ao 1.º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, que hoje se assinala.
Segundo uma nota mencionada pelo Jornal de Angola, para saudar a data, a província do Uíge vai acolher pela primeira vez, o acto central das comemorações do Dia Internacional do Trabalhador, que vai ficar marcado por uma homenagem ao sindicalista Pascoal Luvualo.
O “Dia Internacional dos Trabalhadores” é uma data dedicada aos trabalhadores, celebrada anualmente no dia 1 de Maio em quase todos os países do mundo, sendo feriado em muitos deles.
A homenagem remonta ao dia 1 de Maio de 1886, quando uma greve foi iniciada na cidade norte-americana de Chicago com o objectivo de conquistar melhores condições de trabalho, principalmente a redução da jornada de trabalho diária, que chegava a 17 horas, para oito horas. Durante a manifestação houve confrontos com a polícia, o que resultou em prisões e mortes de trabalhadores. Este acontecimento serviria de inspiração para muitas outras manifestações que se seguiriam. Estas lutas operárias culminaram numa série de direitos, previstos em leis e sancionados por constituições.
0 Comentário