Raio mata cinco pessoas e deixa três outras feridas no Lubango


Cinco pessoas morreram e três outras resultaram feridas em consequência de uma descarga eléctrica, que ocorreu, na passada quarta-feira, no mercado paralelo do João de Almeida, nos arredores da cidade do Lubango, província da Huíla.

raios

A informação foi prestada na passada quinta-feira (20),  à Angop pelo porta-voz dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros da Huíla, Rosemery de Jesus Machado, que disse que o raio atingiu uma barraca onde se encontravam oito pessoas, dentre vendedores e compradores, das quais quatro são mulheres e um homem.

Segundo o porta-voz em exercício dos Serviços de Protecção Civil, o mercado do João de Almeida é propenso a descargas eléctricas, pois em quase todas as épocas de chuvas têm ocorrido casos do género devido a ausência de pára-raios.

Defendeu, por isso, a necessidade de colocação de pára-raios na área onde funciona o mercado, na perspectiva de acabar com as mortes provocadas por descargas eléctricas, assim como acções para se informar os vendedores sobre algumas medidas para evitar acidentes envolvendo raios.

Rosemery de Jesus Machado disse que os serviços de Protecção Civil e Bombeiros na Huíla apenas instalaram um pára-raios na administração municipal da Mitcha, arredores do Lubango, insuficiente para proteger a área do mercado, geralmente assolada por grande número de descargas eléctricas.

No passado mês de Janeiro cinco pessoas morreram atingidas por descargas eléctricas, nas comunas do Jau e de Capunda Cavilongo, no município da Chibia, a 42 quilómetros da cidade do Lubango.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *