Pesquisadores de Montreal desenvolvem vacina anticâncer revolucionária


Uma vacina anticâncer ainda em fase experimental, está a ser desenvolvida na cidade de Montreal. De acordo especialistas, o medicamento será capaz de infectar e destruir as células cancerígenas sem tocar nas células saudáveis.

De acordo com um estudo publicado na revista cientifica Nature, para a criação da vacina, os pesquisadores combinaram vírus modificados oncolíticos com pequenas moléculas sintéticas (peptídeos) específicas  para o câncer alvo.

A pesquisadora Marie-Claude Bourgeois-Daigneault, afirma que as outras vacinas anticâncer personalizadas clinicamente testadas até agora não usam vírus oncolíticos como adjuvantes de vacinação. O que faz com que seu adjuvante não tenha efeitos anticâncer directos, ao passo que, na vacina de Montreal, os vírus pode destruir a doença.

“Para que uma vacina induza uma resposta imunológica, ela deve conter elementos que estimulem as células do sistema imunológico – os famosos glóbulos brancos”, explica a pesquisadora do Centro de Pesquisa do Hospital da Universidade de Montreal – CRCHUM, que comanda o estudo.

De agora em diante, o principal desafio será identificar as mutações, já que o câncer é único em suas dezenas ou centenas de mutações, mas apenas algumas delas, uma vez direcionadas, terão um efeito terapêutico para eliminá-lo totalmente.

Por: Victória Pinto

Exit mobile version