O músico dominicano Juan Luis Guerra é o convidado especial para animar a gala Divas de Angola 2013, pisando pela primeira vez os palcos angolanos, cujo evento ocorre nesta quinta-feira na tenda do Hotel de Convenções de Talatona, em Luanda.
Numa promoção da Glamour em Festas e a Da Banda, a gala de consagração das vencedoras das 10 categorias das Divas de Angola contará ainda com as participações dos angolanos Ary, Selda, Sandra Cordeiro, Nsoki e Anselmo Ralph.
Juan Luis Guerra Seijas nasceu em Santo Domingo (República Dominicana) a 7 de Junho de 1957. Durante a infância, Guerra animava as festinhas da escola como cantor, com músicas sentimentais.
Em 1984 montou a banda “4.40” e gravou o seu primeiro álbum (“Soplando”). Em 1985, assinou o seu primeiro contrato com a gravadora Karen Records, o que lhe trouxe uma mudança radical no seu estilo musical, voltando-se para o merengue na sua versão commercial, passando a apresentar-se como Juan Luis Guerra e 4.40.
Em 1990, com “Bachata Rosa” (seu primeiro álbum editado em CD) vendeu 5 milhões de cópias e atingiu o ápice da sua fama. Em 1991 criou a “Fundação 440” – actual “Fundação Juan Luis Guerra” com o objectivo de ajudar crianças carentes.
Depois de quatro anos de um silêncio discográfico, do qual muitos pensavam não fosse voltar, o cantor apresentou o seu trabalho “Ni es lo Mismo ni es Igual” (1998), com o qual ganhou três prêmios na primeira edição do Grammy Latino, em 2000.
Em 2005, recebeu o prêmio Billboard Espíritu de Esperanza pelo trabalho filantrópico à frente da fundação que leva o seu nome.
Já em 2007, recebeu o galardão de Excelência nos Prémios Lo Nuestro, como reconhecimento da sua contribuição para a música latina. Juan Luis Guerra, principal cantor, compositor e produtor musical da República Dominicana, é responsável pela renovação do tradicional ritmo do merengue.
O cantor é um grande coleccionador de prémios Grammy, cinco só em 2007. Arrasou na oitava edição do Grammy Latino, conquistando os cinco prémios para os quais estava indicado e ainda sendo eleito a Pessoa do Ano pela sua dedicação a tarefas humanitárias, aos mais necessitados da República Dominicana.
0 Comentário