Papa Francisco diz estar disponível para rever o celibato: -“Não há nenhuma contradição em que um padre se possa casar”


O Papa Francisco mostrou-se disponível nesta sexta-feira (10), para rever o celibato no seio das comunidades religiosas por considerar uma ‘receita temporária’ da igreja católica ocidental.

Foto: Vatican Media

O líder religioso, ressaltou numa entrevista a partir da sua residência, na Cidade do Vaticano, Itália, ao portal argentino ‘Infobae’ que não existe nenhuma contradição caso um padre decida casar-se.

“Não há nenhuma contradição em que um padre se possa casar. O celibato na Igreja ocidental é uma prescrição temporária: não sei se se resolve de uma forma ou de outra, mas é provisório nesse sentido”, disse o Papa Francisco.

Questionado sobre a possibilidade do celibato ser revisto no seio da religião que lidera, o chefe da Igreja católica respondeu que “sim, sim”, acrescentando que muitos dos membros da igreja do oriente, “são casados”.

O Papa reconheceu ainda que “às vezes o celibato pode levar ao machismo” e destacou a necessidade de nomear mais mulheres para cargos de responsabilidade no Vaticano.

“O Conselho da Economia é composto por seis cardeais e seis leigos. Os leigos eram todos homens, claro. Teve de ser renovado e coloquei um homem e cinco mulheres. Em vez de colocar um vice-governador, coloquei uma vice-governadora, e ele (governador, Fernando Berges) sente-se muito mais ajudado porque as mulheres resolvem as questões e resolvem bem”, admitiu o Papa.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *