Antigo conselheiro do Papa condenado a cinco anos de prisão por crimes financeiros


O antigo conselheiro do Papa Francisco, cardeal italiano, Angelo Becciu, de 75 anos, foi condenado recentemente a cinco anos e seis meses de prisão, pelo Tribunal Penal do Vaticano, no âmbito de um processo em que estava acusado juntamente com outras nove pessoas, por causar um prejuízo de um valor aproximado a 125 mil milhões de kwanzas nos cofres do Vaticano.

Foto: noticias.mmo.com

De acordo com o jornal religioso Crux, o cardeal foi condenado pelos crimes de peculato e de abuso de poder e por ter pressionado testemunhas.

O Ministério Público do estado do Vaticano, havia pedido uma pena de sete anos de prisão, mas os juízes do Tribunal consideraram-no inocente de algumas das acusações.

Além da pena de prisão, o cardeal foi condenado a pagar uma multa de 8.000 euros, equivalente a cerca de sete milhões duzentos e trinta e dois mil kwanzas. Este desfecho marca o final de um processo ligado a transações financeiras na Santa Sé, que alegadamente causaram um défice de mais de 130 milhões de euros, aproximadamente a 125 mil milhões de kwanzas, nas finanças do Vaticano.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *