Países Africanos criam meios para apoiar estudantes que se encontram na Ucrânia


Alguns países africanos  mostraram-se solidários face a situação que os estudantes africanos têm enfrentado na Ucrânia e decidiram unir forças para  retirá-los em segurança do território que passou a ser bombardeado pela Rússia.

No Twitter algumas associações africanas correspondentes a cada país,  como África do Sul, Nigéria, Etiópia, Gana, Somália, e Zimbabwe, e algumas figuras públicas  como a actriz internacional Viola Daves deixaram  disponíveis  informações de como os estudantes devem proceder para ter acesso às ajudas, e apelaram as pessoas a partilharem as informações para que cheguem até aos estudantes.

De acordo a imprensa internacional, a princípio o objectivo tem sido priorizar os estudantes africanos presos e transportá-los para fora da fronteira em segurança. Para isso, os mesmos têm se deslocado a pé da cidade até a fronteira que são pelo menos 7 horas de caminhada.

Em uma actualização feita recentemente na página oficial do Departamento de Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul no Twitter, é possível saber que alguns estudantes têm tido dificuldades para passar a fronteira porque posto no local muitos são barrados por alegada falta de autorização.

“Actualização, infelizmente os estudantes não conseguiram correr para o próximo comboio disponível, no entanto foi-lhes dito que nenhum estrangeiro está autorizado a entrar. Esperamos que se encontre uma alternativa. Neste momento estão numa estação de comboios com diferentes cidadãos estrangeiros, lê-se na publicação.

Apesar do medo e insegurança muitos sãos os estudantes que receberam ajuda e os países acima citados continuam a reunir condições para salvar o maior número estudantes possíveis. Enquanto isso, eles aguardam pela ajuda na estação de Metro de Kiev junto dos outros estrangeiros.

Importa frisar que desde a invasão da Rússia até ao momento morreram pelo menos 352 civis e centenas de desalojados natos e estrangeiros que têm se alojado em abrigos.

 

 

 

 

 

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *