“Os estudantes na Ucrânia já foram informados sobre os passos que a Embaixada está a dar para retira-los de lá”- 1º Secretario Consular


Após o caos instalado em algumas cidades da Ucrânia, estudantes angolanos mostram alguma preocupação com as suas integridades físicas.

Donetsk1

Estudantes, particularmente situados na cidade de Donetsk, onde tem acontecido inúmeros confrontos entre as tropas do governos e os rebeldes pró-russos, apelam sem cessar ao Governo de Angola que reunam esforços para as suas retiradas do local.

Logo após ser solicitada por alguns estudantes residentes na cidade de Donetsk, leste da Ucrânia, a AngoRussia entrou em contacto com o 1º Secretário para a Área Consular da Embaixada de Angola na Federação Russa, de formas a obter esclarecimentos sobre os passos que a Embaixada tem dado para que seja feita a retirada dos estudantes angolanos da referida cidade.

Sem citar o seu nome, o 1º Secretario apenas disse que os estudantes já foram informados sobre os passos que a Embaixada tem vindo a dar para as suas retiradas do país (Ucrânia), não podendo revelar os métodos por se tratar de assuntos diplomáticos e até mesmo para salva guardar a integridade física dos estudantes.

“Nós temos acompanhado com muito cuidado tudo o que se passa na Ucrânia, com alguma particularidade a situação da cidade de Donetsk. Estivemos (o 1º Secretario para Área consular e o Chefe da Secção dos Assuntos Estudantis) recentemente em várias cidades da Ucrânia, onde reunimos com todos os estudantes, informando-lhes sobre os passos que a Embaixada de Angola na Federação Russa está a dar para que a retirada deles (estudantes) seja concretizada o mais rápido possível”, realçou o mesmo.

O Diplomata terminou dizendo que o Embaixador também está a par da situação e tem trabalhado nisso com o Governo de Luanda.

A situação em Donetsk agravou há duas semanas, quando as regiões de Donetsk e Lugansk aprovaram em referendo popular sua separação da Ucrânia. A região, liderada por militantes separatistas pró-Rússia pretende ser anexada à Federação Russa, da mesma forma como ocorreu com a Crimeia.

Depois da sua eleição como novo presidente da Ucrânia, o empresário bilionário Petro Poroshenko no último domingo (25), anunciou o prosseguimento da operação militar no leste da Ucrânia.

Intensos combates, envolvendo a Força Aérea e artilharia pesada, opuseram na madrugada desta terça as forças militares ucranianas aos separatistas pró-russos pelo controlo do aeroporto local (que havia sido invadido por rebeldes nesta segunda-feira, 26), estratégico para o acesso ao sudeste da Ucrânia, no âmbito de mais uma “operação antiterrorista” anunciada pelas autoridades de Kiev. Tendo como resultado, a retomada do controlo do aeroporto de Donetsk, pelas  forças governamentais ucranianas, segundo o Ministério do Interior tendo os combates feito pelo menos 50 mortos.

Donetsk2

O presidente da câmara municipal de Donetsk, a maior cidade do leste da Ucrânia, pediu nesta segunda-feira (26), aos habitantes para permanecerem em casa após os intensos combates entre tropas ucranianas e separatistas pró-russos que “provocaram vítimas civis”.

Os estudantes angolanos residentes na Ucrânia, são na sua maioria bolseiros do Instituto Nacional de Bolsas de Estudo (INABE), por isso dependem da ajuda do governo para se retirarem do país e regressarem à Angola. Assustados, o jovens clamam por ajuda das entidades angolanas !


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *