Trinta dos 277 angolanos resgatados da Ucrânia já se encontram no país


Trinta dos angolanos resgatados da guerra na Ucrânia, que encontravam-se acolhidos na Polónia, chegaram nas primeiras horas desta segunda-feira, 07 de Março, em Luanda, em um voo de repatriamento organizado pelo Governo.

Os repatriados  foram recebidos no aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, e outras individualidades.

O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, deu a conhecer que dois dos cidadãos testaram positivo à Covid-19, e esclareceu as condições de alojamento e estadia dos mesmos.

“Testaram positivo dois cidadãos… estes vão ficar isolados numa zona previamente preparada, onde terão o devido acompanhamento, enquanto os demais vão ficar num dos hotéis em Luanda, durante sete dias”, explicou Franco Mufinda.

Em nota dirigida à imprensa, o Executivo esclarece que mobilizou um Boeing Triple Seven, para trazer ao país os 277  cidadãos acolhidos em Varsóvia, capital da Polónia, incluindo os cônjuges nacionais e estrangeiros, porém, apenas 30 aceitaram embarcar para Angola, tendo os restantes decidido permanecer em solo polaco por sua conta e risco, o que exonera o Estado angolano de responsabilidades sobre estes, excepto apoio consular possível.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *