Home Notícias Trinta dos 277 angolanos resgatados da Ucrânia já se encontram no país

Trinta dos 277 angolanos resgatados da Ucrânia já se encontram no país

Por Anasilda Brancel

Trinta dos angolanos resgatados da guerra na Ucrânia, que encontravam-se acolhidos na Polónia, chegaram nas primeiras horas desta segunda-feira, 07 de Março, em Luanda, em um voo de repatriamento organizado pelo Governo.

Os repatriados  foram recebidos no aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, e outras individualidades.

O secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, deu a conhecer que dois dos cidadãos testaram positivo à Covid-19, e esclareceu as condições de alojamento e estadia dos mesmos.

“Testaram positivo dois cidadãos… estes vão ficar isolados numa zona previamente preparada, onde terão o devido acompanhamento, enquanto os demais vão ficar num dos hotéis em Luanda, durante sete dias”, explicou Franco Mufinda.

Em nota dirigida à imprensa, o Executivo esclarece que mobilizou um Boeing Triple Seven, para trazer ao país os 277  cidadãos acolhidos em Varsóvia, capital da Polónia, incluindo os cônjuges nacionais e estrangeiros, porém, apenas 30 aceitaram embarcar para Angola, tendo os restantes decidido permanecer em solo polaco por sua conta e risco, o que exonera o Estado angolano de responsabilidades sobre estes, excepto apoio consular possível.

Sobes a Dstv Eleva-Le

Poderá também gostar

Leave a Comment