Navio pesqueiro furtado em Luanda na unidade da Polícia Fiscal é encontrado na Espanha com toneladas de cocaína


Um navio de pesca dado como ‘roubado’ em Novembro do ano passado, quando se encontrava sob a protecção da Polícia Fiscal angolana, foi capturado pela Guarda Civil de Espanha, nas Ilhas Canárias, com 3.300 quilos de cocaína.

Foto: direitos autorais reservados

De acordo o site “Isto é Notícia”,  que cita o jornal espanhol El País, a notícia da apreensão da droga e consequentemente  do  navio, deixa algumas ‘pontas soltas’ do  “misterioso sumiço” do navio pesqueiro, que, desde o dia 31 de Outubro passado, se encontrava estacionado na unidade da Polícia Fiscal da Ilha do Cabo, em Luanda, na sequência de um mandado de busca, revista e apreensão emitido pelo Ministério Público junto do SIC.

A Guarda Civil espanhola refere o site, já montou uma operação que contou com a colaboração das autoridades senegalesas, mas também da agência anti-drogas norte-americana (a conhecida DEA) e da Agência Nacional Anti-crime do Reino Unido.

Além de se tratar de uma embarcação furtada em Angola, destaca-se também facto de a quantidade de cocaína apreendida no navio, nas Ilhas Canárias, assemelhar-se à capturada pelo SIC, no Porto de Luanda, em Setembro de 2022, e cujo destino até hoje as autoridades angolanas ainda não  tornaram público.

O site refere entretanto, que a operação no Porto de Luanda acabaria por custar caro a todos os efectivos do SIC que nela estiveram envolvidos, desde o responsável ao pessoal administrativo. Adianta também que após a apreensão de cocaína, a equipa ali destacada foi toda substituída de imediato.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *