Ministério da Saúde realiza encontro de consciencialização no dia mundial da luta contra o cancro


Sob o lema “unamos as nossas vozes, e juntos vamos agir”, o Departamento de Controle de Doenças Crônicas não Transmissíveis, afecto à Direcção Nacional de Saúde Pública (DNSP), realizou no último fim-de-semana, um encontro de consciencialização para celebrar o dia mundial da luta contra o cancro.

Imagem: José Maneco

De acordo uma nota envia a redação do AngoRussia, o objectivo do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro é consciencializar a população e todos os responsáveis sociais sobre a prevenção e detecção precoce do cancro e a necessidade de implementar políticas e programas de saúde que reduzam o impacto negativo da doença nas pessoas afectadas, suas famílias e no sistema de saúde.

Esta data visa promover a conscientização sobre o cancro como um problema de Saúde Pública e fortalecer as acções para melhorar o acesso a cuidados de qualidade, triagem, detecção precoce, tratamento e cuidados paliativos.

O tema desta edição marca o segundo ano da campanha “Fechar a lacuna de cuidado”, que trata de entender as desigualdades no tratamento do cancro e tomar medidas para fazer o progresso necessário de modo a resolvê-las.

Participaram do evento de forma presencial o chefe do departamento de controle de doenças da DNSP, Dr. José Franco Martins, em representação da Directora Nacional de Saúde Pública, o Director do Instituto Angolano de Controlo do Cancro, Dr. Fernando Miguel, o Responsável da Secção das Doenças Crónicas não Transmissíveis, Dr. António Armando, o Técnico do Programa Nacional de Controlo do Cancro, Dr. Pedro Van-Dúnem, em representação ao Departamento de Higiene e Vigilância Epidemiológica da DNSP, esteve a Dra. Antónia Ribeiro, Dra. Suzana Trindade, Técnica da Secção das Doenças Crónicas Não Transmissíveis e o Sr. Rafael Fernando Mingas, Responsável do GTI-DNSP.

 


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *