Médicos realizam cirurgias grátis a pacientes com lábios leporinos


Cerca de dez a quinze crianças com lábios leporinos e fenda do palato começaram a ser operadas hoje, 19 de Setembro, no Hospital Pediátrico David Bernardino, em Luanda, segundo informou o cirurgião maxilo-facial, Agnelo Lucamba.

Foto: Google (autor não identificado)

O coordenador da campanha cirúrgica aos lábios leporinos disse neste domingo(18), ao Jornal de Angola que a idade das crianças, num total de 150, varia dos seis meses aos 12 anos e todas foram consultadas e cadastradas no hospital Josina Machel. Igualmente explicou que, hoje, os médicos pretendem operar 10 a 15 crianças por dia.

“É a faixa etária que mais compareceu nas consultas externas em busca de tratamento. A prioridade são os menores em idade escolar. É uma forma de evitar que sejam insultados pelos colegas”, disse o especialista.

Nos próximos dias, o número de crianças a serem operadas vai depender muito da agenda de cirurgias dos profissionais envolvidos na campanha. A meta, contou, é fazer as cirurgias em até duas semanas, pois o projecto encerra no dia 30 de Setembro.

Agnelo Lucamba destacou que apesar de estarem cadastradas 150 crianças para a operação cirúrgica, a campanha está aberta, também, a outras crianças que surgirem antes do encerramento do projecto.

A campanha de cirurgia aos lábios leporinos e fenda do palato, esclareceu, já existe há um ano e, até ao momento, já permitiu operar mais de 200 crianças, oriundas de várias províncias do país. O projecto, sublinhou, é o resultado de uma parceria entre o hospital Josina Machel e a Pediatria de Luanda.

“Por isso todas as cirurgias vão ser realizadas no bloco operatório do Hospital Pediátrico David Bernardino, a unidade especifica para o atendimento das crianças. Além das crianças, a campanha já beneficiou também 30 adultos, com idades compreendidas entre os 19 e 50 anos”, completeu.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *