Médicos ameaçam paralisar serviços de saúde no dia 15 por atraso dos salários de Maio


O Sindicato Nacional dos Médicos (Sinmea) avançou nesta terça-feira,13 de junho, à agência Lusa que os médicos podem paralisar os serviços de saúde na quinta-feira, dia 15 de Junho, pelo atraso no processamento dos salários do mês de Maio, sob alegação de não haver nenhum esclarecimento do governo.

Foto: Jornal de Angola

O Secretário Geral do Sindicato dos Médicos, disse à Lusa que por falta de pronunciamento do governo angolano, os médicos vão abandonar os seus postos de trabalho no dia 15, caso estes insistam em não dizer nada, pois a falta de salário tem causado constrangimentos no exercício da actividade laboral.

“Em alguns sectores, no meu hospital por exemplo, vai haver o abandono laboral, se até ao dia 15, depois de amanhã, a entidade patronal não disser nada, vamos paralisar mesmo, até que nos digam alguma coisa, porque não se justifica”, disse Pedro da Rosa à agência Lusa.

Na sequência, o também médico adiantou que “alguns médicos de hospitais terciários foram pagos, mas a esmagadora maioria não”, disse.

“Há colegas que já não vão trabalhar, não têm como pagar o táxi. Há pessoas que não têm nada para comer em casa, porque contavam com o salário entre 25 e 30, já estamos no dia 13 e nada, não têm como ir trabalhar”, avançou.

Hospitais gerais, provinciais e municipais de todo país deparam-se com essa problemática. Importa lembrar que, o atraso salarial não é apenas uma situação que afectou a classe médica. A classe dos professores e alguns órgãos de comunicação social públicos vivem a mesma problemática.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *