Jovem angolano conquista 19 valores na defesa de mestrado em Portugal


José Chitongua, terminou o mestrado em Arquitetura pela Universidade da Beira Interior (UBI), em Portugal, com a classificação de 19 Valores, com o tema: Ekalo Liwa – ”A arte de trabalhar a terra” Projecto do Instituto de Artes e Ofícios no Huambo-Angola.

Após terminar com honra no dia 28 de Julho, o mestrado em Arquitetura, em Portugal, José Chitongua decidiu pegar a componente prática da sua dissertação que contou com a orientação do professor José Neves Dias, com foco em ajudar as comunidades desfavorecidas.

Desenvolvido com materiais locais e sustentáveis, o projecto foi trabalhado a terra (construção de terra), e tem como objectivo apoiar jovens das comunidades vulneráveis na região do Cambiote-Hambo, que não têm meios ou oportunidades para estudar, bem como ajudar no desenvolvimento do país.

Em entrevista ao AngoRussia, o jovem mestre em arquitetura, fez saber que tendo em conta o nível de alfabetismo, que consequentemente promove práticas não boas, o instituto vem com o objectivo de poder colmatar tais problemas locais, o mesmo contará com laboratórios, salas de aulas teóricas, auditórios, refeitório, alojamento para os alunos e professores, horta comunitária e área desportiva.

“Tendo em conta o nível de analfabetismo, que consequentemente promove práticas não boas, o instituto vem com o objetivo de poder colmatar tais problemas locais, contando com cursos profissionais que os estudantes depois de três anos poderiam exercer uma profissão”.

Importa sublinhar que, José Chitongua busca financiamentos para a construção do instituto, e assim, com o apoio das comunidades locais e voluntários/padrinhos concretizar a sua edificação.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

2 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *