Joe Biden eleito 46.º Presidente dos Estados Unidos da América


Quatro dias depois do dia das eleições, Joseph R. Biden Jr. foi dado como vencedor pelos meios de comunicação norte-americanos e eleito 46.º presidente dos Estados Unidos depois de vencer o Estado da Pensilvânia. Em comunicado, Biden agradeceu ao povo norte-americano, enquanto a campanha de Trump avisou que a corrida está longe de estar encerrada. 

O candidato democrata venceu Donald Trump na corrida à Casa Branca, assegurando o mínimo necessário de 270 votos do colégio eleitoral para ganhar a presidência, com a vitória no estado da Pensilvânia – que lhe rendeu 20 votos dos grandes eleitores.

Mas Biden também superou Trump no voto popular. Aliás, tornou-se mesmo no candidato presidencial mais votado de sempre, o que também assinala a forte participação nas eleições deste ano.

 Para levar a melhor sobre Trump, foi decisivo para Biden conquistar alguns dos estados que caíram para o Partido Republicano em 2016. Na altura, os triunfos de Trump na Pensilvânia, Michigan e Wisconsin impulsionaram-no para vencer a corrida contra Hillary Clinton.

Quatro anos depois, Biden transformou esses três estados que tinham sido ‘vermelhos’ em ‘azuis’, o que o ajudou sobremaneira a traçar o caminho rumo à Casa Branca, à qual vai chegar acompanhado da senadora Kalama Harris, a sua escolha para a vice-presidência.

Recorde-se que Joe Biden foi o vice-presidente durante os dois mandatos da presidência de Barack Obama e é uma das figuras de topo do aparelho democrata.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *