Joe Biden proibe importações de petróleo e gás provenientes da Rússia


O presidente americano Joe Biden interditou recentemente a compra de petróleo e gás russo por empresas nos EUA. A Casa Branca impôs uma proibição às importações de energia da Rússia, durante uma conferência realizada na tarde desta terça-feira (08).

Biden advertiu ainda para que as empresas não aproveitem a escalada dos preços para “explorar” os consumidores, e avançou com a proibição.

“O petróleo russo não entra nos portos americanos”, disse o estadista.

Mesmo avançando antes aos aliados europeus, a medida foi adoptada após consultas com a UE e Londres, sendo que a Europa depende muito mais do que os EUA na importação de produtos energéticos da Rússia.

Até ao momento, os produtos energéticos têm ficado de fora da lista de sanções ocidentais, tendo o Canadá sido o primeiro país a proibir a compra de petróleo russo.

As importações de petróleo russo representaram cerca de 3% das importações de crude pelos EUA no ano passado, de acordo com os dados da Energy Information Administration. No total, as importações de crude e derivados de petróleo russo pesaram 8% no total das importações destes produtos pelos EUA.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *