Irão expulso da Comissão dos Direitos da mulher da ONU


Em meio a vários protestos, o Irão foi expulso nesta quarta-feira, 14 de Dezembro, da Comissão sobre o Estatuto da Mulher das Nações Unidas (ONU), um fórum em que participam 45 países e ao qual o país aderiu há apenas nove meses.

Foto: AFP

O Conselho Económico e Social da ONU (ECOSOC) decidiu retirar o Irão da Comissão da ONU sobre o Estatuto da Mulher com “efeito imediato”, por 29 votos a favor, 16 abstenções e oito contra. A proposta foi muito criticada pelo Irão, que falou de uma iniciativa ilegal e sem precedentes, e por países como a Rússia, China, Nicarágua e Bielorrússia, que a classificaram como uma decisão política.

A retirada do Irão do organismo até 2026 foi aprovada na sequência da adoção de uma resolução apresentada pelos Estados Unidos – que não tem relações diplomáticas com o Irão desde 1980, e que foi apoiada por uma petição internacional de dezenas de milhares de signatários.

As mulheres iranianas estão no centro da maior revolta social dos últimos anos no Irão. Os protestos depois da morte de Mahsa Amini espalharam-se por todo o país, apesar de terem sido brutalmente reprimidos. Segundo várias Organizações não Governamentais, mais de 400 pessoas foram mortas, mais de 2 mil foram presas e 11 foram condenadas à morte, assim como o jogador Amir Nasr-Azadan, que também aderiu ao protesto em defesa das mulheres.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *