Governo investe mais de USD 4 mil milhões para abastecimento em Luanda


O governo angolano vai investir, no quinquénio 2023-2027, mais de quatro mil milhões de dólares no abastecimento de água, com a execução de novos sistemas de captação, tratamento e distribuição de água.

Foto: CIPRA

A garantia foi dada recentemente pelo ministro da Energia e Água, João Baptista Borges, quando discursava na ONU, em representação do Presidente da República, João Lourenço, na Conferência sobre a Água, que decorre em Nova York, EUA.

De acordo com o ministro João Baptista Borges, com esses novos sistemas, o abastecimento de água no país será ampliado em 1.149 metros cúbicos por dia, em particular Luanda, e a conexão à rede de 1,6 milhões de famílias.

O governante disse que o esforço financeiro que o Executivo deverá fazer vai permitir elevar o consumo per capita actual de 40 litros por habitante/dia para 70, estando dessa forma a caminhar para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

“Não obstante a abundância de recursos hídricos em Angola, existem regiões, na parte sul, ciclicamente afectadas por longas estiagens, que levam à formação de ondas migratórias da população e à transumância animal, custando elevados sacrifícios humanos e materiais”, disse.

João Baptista Borges chefia uma delegação governamental que está nos Estados Unidos da América a participar da Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a água.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *