A 2.ª edição do Angola Education Awards (AEA), concurso com a missão central de “promover e celebrar a excelência da educação no país”, bem como “honrar os indivíduos e as instituições que se destacam por suas notáveis contribuições para o avanço do conhecimento”, será realizada em Dezembro. A conferência de imprensa foi realizada nesta sábado, 14 de Setembro, no Hotel Palmeiras.
O concurso vai contar com diversas categorias, nomeadamente: “Cientista do Ano / Melhor projecto de Pesquisa Científica”, “Melhor Associação dos Estudantes”, “Melhor Centro de Formação Profissional”, “Melhor Edtech (Startup de Educação)”, “Melhor Projecto de Educação Social”, “Melhor Univ. / Inst. Superior nas Engenharias”, “Melhor Univ. / Inst. Superior na área de Ciências Sociais”, “Melhor Univ. / Inst. Superior na área de Ciências da Saúde”, “Melhor Univ. / Inst. Superior na área de Ciências Económicas, “Melhor Univ. / Inst. Superior na área de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária”, “Angola Top Students”, “Professor do Ano” e “Melhor Portal de Educação, Ciências e Tecnologia.
O público-alvo do Angola Education Awards, abrange pessoas, incluindo estudantes, professores, grupos de pesquisadores e instituições no sector da educação, tais como organizações não governamentais, associações de estudantes, start-ups/edtechs, centros de formação, universidades e institutos.
Em declarações ao AngoRussia, a organização adiantou que as inscrições que terão início no dia 1 de Outubro, serão gratuitas e deverão ser efectuadas por professores, estudantes, instituições (ou pelo seu representante legal), através do preenchimento de um formulário que deverá conter todas as informações relativas ao mesmo e à sua obra para o objectivo a que o concurso se propõe, no site: https://angolaeducationawards.com/.
Além de diplomas e medalhas, que os participantes vão receber, os vencedores vão usufruir de: bolsas de estudo e de pesquisa, prémio em dinheiro, estágios profissionais, financiamento de projectos e cursos de formação.
Com este prémio, de acordo com a organização, pretende-se “reforçar o papel vital” da educação e da aprendizagem, reconhecendo-os como “alicerce fundamental” para a conquista de uma alta qualidade de vida e para impulsionar um futuro próspero para a nação angolana.
O Angola Education Awards visa:
- Estimular e reconhecer a contribuição dos investigadores científicos, inventores e inovadores angolanos, bem como universidades, estudantes, associações e projectos sociais, para o desenvolvimento sustentável de Angola, por meio da ciência, tecnologia e inovação.
- Incentivar a criatividade na produção de trabalhos de investigação científica e inovação tecnológica, buscando soluções para problemas sociais, económicos, ambientais e tecnológicos que afectam a sociedade angolana.
- Promover a participação activa de jovens e mulheres nas actividades de investigação científica, invenção e inovação tecnológica, com destaque para o apoio oferecido por universidades, estudantes, investigadores, associações e projectos sociais.
- Reconhecer o mérito daqueles que, ao longo das suas carreiras, contribuíram significativamente para o conhecimento do país e a sua realidade, bem como destacar o papel relevante das universidades, estudantes, investigadores, associações e projectos sociais na promoção da investigação científica e inovação tecnológica e na formação de novas gerações.
É de parabenizar a iniciativa, uma vez que a ciência e o ensino em nosso país assume uma fraca capacidade de concorrência internacional, tudo pelos problemas que enfrentamos, nomeadamente a falta de investimento e falta de insetivo por entidades patronais. Mas este projecto tem uma valia, pois ajuda a combater os tais problemas. Deus abençoe e continuem assim.