INAC preocupado com casos de abuso sexual


Os casos de abuso sexual a menores, por parte de familiares, têm alarmado o Instituto Nacional da Criança (INAC), que registou, através do Serviço de Denúncias “SOS – Criança”, na semana passada, um total de 277 casos de violência contra a criança.

Foto: DR

A porta-voz da instituição disse que o terminal telefónico 15015 atendeu 115 denúncias de actos de violência física e psicológica, 94 de fuga à paternidade e disputa de guarda, 27 de exploração de trabalho infantil, 24 de abusos sexuais, 18 de abandono de crianças e negligência.

Rosalina Domingos referiu que as denúncias foram registadas em todo o país, com realce para as províncias do Bengo, Bié, Cunene e Luanda.

Em Luanda, sublinhou, receberam 86 denúncias de violência contra a criança. Destas incidências, consta o acto de violação de uma criança de sete anos, no município do Kilamba-Kiaxi, onde era reiterada vezes abusada sexualmente pelo pai, de 39 anos.

No relatório das outras províncias, Rosalina Domingos destacou o registo no Bié de 24 casos, com destaque para o abuso sexual de uma adolescente de 15 anos, por dois indivíduos de 17 anos, no município do Cuito.

No Bengo, disse, tiveram o registo de 14 denúncias de violência contra menor, com realce para o abuso sexual de uma adolescente de 14 anos, no município do Dande. “A acção foi praticada por um cidadão de 42 anos”, contou Rosalina Domingos.

Na província do Cunene, a instituição recebeu nove denúncias de violência contra a criança. Entre os casos de maior vulto, a porta-voz disse que constam o abuso sexual de uma criança de sete anos, do sexo masculino, no município de Cuanhama.

“A vítima está a receber tratamento médico e o agressor foi encaminhado ao Ministério Público”, esclareceu, durante a apresentação do balanço das ocorrências da semana passada.

O Instituto apela aos utentes o uso devido do Serviço de Denúncias, no sentido de não utilizarem para brincadeiras, pois, a cada minuto uma criança pode estar a ser vítima e precisar de ajuda.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *