Higino Carneiro exonera José Tavares Ferreira e os administradores de Viana, Belas e Quiçama


O governador da província-capital angolana, general Higino Carneiro, exonerou hoje o presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda (CACL), o também general José Tavares Ferreira, funções que ocupava desde 2011.

José Tavares Ferreira

Em nota distribuída à Angop, o Governo Provincial de Luanda informa desta exoneração, mas sem adiantar mais informação, confirmando também a exoneração dos administradores municipais de Viana, Manuel Mateus Caterça, de Belas, Filipe Barros Espanhol, e da Quiçama, Domingos Assis Fortes.

Angola ainda não realizou as primeiras eleições autárquicas do país, que só deverão acontecer depois de 2017, sendo o poder local vinculado ao Estado, por nomeação.

Entre outras decisões, o comunicado do gabinete de Higino Carneiro informa ainda da exoneração da administradora do distrito urbano do Sambizanga, Mara Regina Quiosa (que passa para vice-presidente do governo provincial para a área política e social). Ainda as nomeações, também por despacho, de Jeremias Dumbo (administrador municipal de Viana), Mateus Costa (Belas) e Vicente Soares (Quiçama).

Para o cargo do presidente da CACL, que abrange o centro de Luanda, com mais de um milhão de habitantes, não foi feita qualquer nomeação.

Alguma imprensa privada local noticiou nos últimos dias a animosidade entre os dois generais, José Tavares Ferreira e Higino Carneiro, este último nomeado em janeiro para o cargo de governador da província de Luanda pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos.

Quando cessou as funções, a 16 de fevereiro, como primeiro secretário provincial de Luanda do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), Bento Francisco Bento, pediu a Higino Carneiro, seu sucessor, ao assumir também o cargo político na capital, para por disciplina na província.

Acrescentou que Luanda “tem muitos chefes, toda a gente manda em Luanda” e que pelo facto Higino Carneiro “tem que disciplinar essa gente”.

“Aqui, todo o mundo manda em Luanda, todo o mundo fecha a água, tira a água, todo mundo é general”, disse Bento Bento, reiterando apoio a Higino Carneiro.

AR/Angop/Lusa


Gostou? Partilhe com os teus amigos!