Estudos apontam que compostos de maconha podem prevenir Covid-19


As Universidades de Saúde e Ciência e Estadual de Oregon, ambas nos EUA, realizaram um estudo recentemente, onde foi descoberto que compostos de uma planta Cannabis semelhante à da maconha podem ajudar a prevenir a covid-19, bloqueando a entrada do coronavírus nas células.

Segundo o estudo, foram encontrados dois ácidos canabinoides comumente encontrados em variedades de cânhamo (planta da espécie Cannabis sativa, a mesma da maconha) capazes de se ligar à proteína Spike do coronavírus, podendo impedir que o vírus infecte as células.

Esses compostos não são psicoativos como o THC (tetrahidrocanabinol) e têm um bom perfil de segurança em humanos.

Os pesquisadores acrescentaram também que os compostos estudados bloquearam a ação de variantes do coronavírus, como a Alfa (B.1.1.7) e a Beta (B.1.351).

A proteína Spike é o alvo das principais vacinas disponíveis até o momento para prevenir a Covid-19, como também das terapias com anticorpos monoclonais. Embora sejam necessárias mais pesquisas, os cientistas acreditam, com base em seu estudo, que os ácidos canabinóides podem ser usados em medicamentos para prevenir ou tratar a Covid-19.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *