Mulher emociona-se ao sentir cheiro de café pela primeira vez em dois anos


Uma mulher norte-americana, de 54 anos, chorou de felicidade ao sentir o cheiro de café pela primeira vez em dois anos. O momento foi filmado e já se tornou viral no TikTok. A reação é emocionante.

Foto: TikTok / Cleveland Clinic

Conta a NBC News que Jennifer Henderson perdeu o olfato e o paladar em Janeiro de 2021, altura em que teve Covid-19. Desde aí nunca mais sentiu o cheiro de nada e “a maioria dos alimentos tinha gosto de lixo”.

“O alho e a banana tinham gosto de gasolina e metal. O barbecue (termo que significa churrasco em inglês, é originário do sul dos Estados Unidos) e a manteiga de amendoim tinham gosto de produtos químicos. E o frango tinha gosto a carne podre”, contou a utente ao site norte-americano.

Diagnosticada com Covid longo, uma condição que afecta algumas pessoas que foram infectadas pelos SARS-CoV-2 e que consiste na permanência de alguns dos sintomas do vírus, Jennifer Henderson foi submetida a um tratamento experimental, na Cleveland Clinic, que lhe devolveu o olfato e começa a ter alguns resultados também ao nível do paladar.

Os resultados, filmados num vídeo que já tem mais de meio milhão de visualizações no TikTok, levaram a norte-americana às lágrimas.

No vídeo, vê-se uma enfermeira a trazer um copo de café a Jennifer e a pedir que esta o cheire. A mulher começa imediatamente a chorar, ao perceber que, pela primeira vez em quase dois anos, conseguiu sentir um cheiro.

Não se sabe exactamente quantas pessoas sofreram de uma perda ou alteração persistente do paladar e do olfato após terem Covid-19. Contudo, um estudo publicado em Julho do ano passado, na revista BMJ, revelou que, cerca de 5% daqueles cujos sentidos sofreram uma alteração durante a infecção inicial por Covid-19 teriam sintomas duradouros.

Outro estudo recente, citado pela NBC, constatou que, em muitos dos infectados, as alterações de olfato e paladar duram pelo menos cinco meses.

@clevelandclinic

Struggling with long COVID for two years, Jennifer hasn’t been able to smell. Food tasted like garbage. She heard about pain injections being used as a potential treatment. WATCH the emotional moment she smells coffee after her first injection. More: https://cle.clinic/3ZxWrTm

♬ original sound – clevelandclinic


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *