Empresário Carlos São Vicente está em prisão preventiva em Viana


O antigo presidente do Conselho de Administração das AAA, Carlos São Vicente, marido de Irene Alexandra da Silva Neto, antiga deputada e filha do primeiro Presidente de Angola foi detido esta terça-feira, em Luanda, pelas autoridades angolanas.

A detenção foi orientada pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que aplicou ao empresário a medida de coação de prisão preventiva. Conforme uma nota da PGR, São Vicente foi conduzido a uma das cadeias do Serviço Prisional de Viana.

O empresário foi detido depois de ser ouvido, pela segunda vez, em interrogatório, no Departamento Nacional de Investigação e Acção Penal (DNIAP). Segundo a PGR, o arguido responde por suspeita de crimes de peculato e recebimento indevido de vantagens.

Em causa está uma investigação que envolve uma conta bancária de Carlos São Vicente congelada na Suíça, por suspeitas de lavagem de dinheiro com cerca de 900 milhões de dólares, o equivalente a 752 milhões de euros, segundo divulgou um blogue suíço que acompanha questões judiciais naquele país.

No âmbito do processo-crime, a Procuradoria Geral da República determinou a apreensão de 49 por cento das participações sociais da AAA Activos no Standard Bank de Angola, SA, sob gestão de Carlos São Vicente.

As apreensões decorreram no âmbito do processo nº 12-A/2020 – SNRA, aberto por haver fortes indícios dos crimes de peculato, participação económica em negócio, tráfico de influências e branqueamento de capitais.

Foram ainda apreendidos três edifícios AAA e o IRCA, sitos na avenida Lénine, na Nova Marginal, avenida 21 de Janeiro e na rua Amílcar Cabral, bem como a rede de hotéis IU e IKA, todos localizados em Luanda.

O mandado de apreensão é extensivo aos edifícios situados noutras províncias do país, com excepção dos que se encontram sob gestão do Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.

Como fiéis depositários foram nomeados o Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE) para as participações sociais, e o Cofre Geral de Justiça, para os edifícios e redes de hotéis.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *