Refinaria de Luanda paralisa 60 dias para manutenção


A Refinaria de Luanda paralisou, desde as primeiras horas do dia 01 deste mês, as operações de produção na Refinaria de Luanda, para realização das actividades programadas de manutenção geral dos diversos sistemas.

A paragem geral, em curso desde as primeiras horas do dia 1 de Outubro de 2018, não deverá ser superior a 60 dias, de acordo com uma nota de imprensa da Sonangol.

Na nota, a Sonangol indica que a paragem não deverá ser superior a 60 dias, salientando tratar-se de uma “ação cíclica normal no funcionamento das refinarias” e que visa realizar “intervenções profundas” para reabilitação, substituição e modernização das instalações, de forma a prepará-las para “um novo ciclo de actividade”.

“Esta interrupção temporária das operações na Refinaria de Luanda não terá impacto na distribuição de derivados de petróleo à população, uma vez que foram acautelados os ‘stocks’ necessários de gasolina, gasóleo e outros”, assinala a Sonangol.

Segundo a petrolífera angolana, em termos de derivados de petróleo, a refinaria da capital angolana produz 20% das necessidades do país.

Em Junho deste ano, a Sonangol e a italiana ENI assinaram um acordo que consiste na prestação de serviços de assistência técnica e financeira à Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola – Sonangol, num período de 30 a 36 meses e desdobrará em dois módulos.

O primeiro, orçado em USD 60 milhões, está relacionada com o planeamento, organização da paragem para manutenção geral da Refinaria de Luanda, elaboração e desenvolvimento de um modelo económico e operacional para a mesma, de maneira a melhorar toda área operacional do trabalho e sua sustentabilidade.

Ao passo que o segundo, avaliado em USD 120 milhões, tem a ver com a instalação de uma unidade nova que vai permitir o aumento substancial da produção de gasolina.

A refinaria espera produzir mil e 200 toneladas de combustíveis por dia, dentro de três anos. Actualmente, a produção da Refinaria é de 280 toneladas/dia (330 metros cúbicos).


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *