Concluída fase preliminar da construção da Refinaria de Cabinda


A fase preliminar da construção da Refinaria de Cabinda finalizou em Maio último, com a conclusão da desminagem, limpeza e tratamento de 38 hectares do local onde está a ser implantada a infra-estrutura, cujo término está previsto para 2023.

De acordo com uma nota de imprensa dos promotores do projecto chegada hoje à Angop, foram fechados o “layout” e o estudo de engenharia, onde se inclui o “design” de uma unidade de destilação de 30 mil barris/dia de petróleo bruto, um tratamento de merox de querosene para Jet A1, tanques de armazenamento e infra-estruturas de apoio.

Entretanto, a Gemcorp, na qualidade de accionista e parceira da Sonaref no projecto, decidiu adicionar mais 30 milhões de dólares americanos ao investimento inicial (USD 500 milhões) do projecto de construção da Refinaria de Cabinda, valor destinado a um sistema de pipeline e boias de amarração, para permitir a atracação de navios de grande porte junto da refinaria, visando abastecer o mercado interno e externo.

A Gemcorp assinou em Janeiro de 2020 um acordo com a Sonaref, empresa subsidiária da Sonangol, para a construção da refinaria na planície de Malembo, 30 quilómetros a Norte da cidade de Cabinda.

Fontes ligadas ao projecto admitem que o início formal da construção ocorra em Agosto próximo, e, caso assim for, a primeira fase da construção poderá estar pronta até ao final de 2021 e a Refinaria de Cabinda arrancará com uma capacidade de refinação inicial de 30 mil barris/dia.

A segunda fase aumentará a capacidade de refinação para 60 mil barris/dia e permitirá a reformação da nafta obtida no processo de destilação em gasolina.

Na terceira fase passará também a produzir gasóleo/diesel, o que significa que no final de 2023 a Refinaria de Cabinda estará pronta para fornecer ao mercado nacional e regional gasolina, gasóleo/diesel, combustível para aviões e nafta, contribuindo decisivamente para o abastecimento do mercado doméstico e para a dinamização das exportações angolanas.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *