Presidente da República retira “superpoderes” da Sonangol e cria ANPG


O Presidente da República João Lourenço, determinou nesta quarta-feira (15), a criação da Agência Nacional de Petróleos e Gás (ANPG), pondo termo ao monopólio da empresa petrolífera angolana Sonangol, cujo objetivo passa a focar-se unicamente no setor dos hidrocarbonetos.

João Lourenço, assinou um decreto para a criação da Comissão Instaladora da Agência Nacional de Petróleos e Gás (ANPG) que tem como atribuições, entre outras, a criação de condições necessárias e imprescindíveis à entrada em funcionamento do referido organismo, através da definição, em detalhe, das etapas da sua implementação.

A comissão é coordenada pelo director nacional de Petróleos, Amadeu de Azevedo, integrando, respectivamente, José de Abreu, coordenador-adjunto, César Pedro, Belarmino Chitangueleca, Mário Lourenço, Gerson dos Santos e Natacha Monteiro Massano.

Num outro decreto, o Presidente ordenou a criação de uma Comissão Interministerial de Acompanhamento do Reajustamento da Organização do Sector Petrolífero, coordenada pelo ministro dos Recurso Minerais e Petróleos.

A comissão vai vigorar até ao dia 31 de Dezembro de 2020 e apresentará relatórios trimestrais das actividades desenvolvidas ao Presidente da República, segundo uma nota de imprensa enviada à Angop pela Casa Civil.

Exit mobile version