Pensionistas recebem este mês as pensões em bancos da sua escolha


Os Pensionistas vão começar a receber as suas pensões, a partir deste mês de Abril, em bancos comerciais à sua escolha, no âmbito da disponibilização de novos canais de pagamentos automáticos, visando “travar enchentes” no Banco de Poupança e Crédito (BPC).

De acordo com uma nota do INSS, assinada pelo director-geral do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), Anselmo Monteiro, o cadastro começa, nesta primeira fase, com os pensionistas com idade completada nos meses Janeiro e Fevereiro, com os outros a fazê-lo de forma sequencial, de acordo com o mês de nascimento.

Anselmo Monteiro esclareceu que as alterações de conta serão efectuadas apenas presencialmente, nas agências de atendimento do INSS, durante o processo da prova de vida, que também ocorre no mês de nascença, mas alertou que, os que têm dívida para com o Banco de Poupança e Crédito (BPC), não vão poder fazer a migração sem antes resolverem a situação.

O Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), afirma no documento que a medida surge em virtude da celebração do acordo e contrato celebrado com Banco Nacional de Angola (BNA) no âmbito da adesão ao Sistema de Pagamentos Automáticos (SPA) a 16 de Dezembro de 2020.

O director-geral assegurou que, a partir de agora, começa a solucionar-se, na prática, a questão da demora do depósito das pensões e que tudo foi testado com o BNA e a sua área técnica.

O BPC, maior banco de capitais públicos angolanos, é a única unidade bancária no país onde pensionistas levantam os seus rendimentos, situação que gera enchentes diárias de pensionistas, dentro e fora dos seus balcões espalhados nas 18 províncias angolanas.

Além de se procurar acabar com as enchentes, a medida vem igualmente pôr fim ao monopólio do BPC no pagamento de pensões aos reformados.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *