OPEP+ reduz produção de petróleo em dois milhões de barris/dia


Os Países Membros da OPEP e Produtores de Petróleo Bruto Não Membros da OPEP (OPEP+) decidiram reduzir a produção de petróleo em dois milhões de barris por dia, considerando que a medida teve “um impacto positivo no mercado, uma vez que permitiu contrariar o declínio dos preços”.

Foto: DR

Numa declaração à imprensa, mencionada pelo Jornal de Angola, o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, relata o último reajustamento da produção e destaca  que num período de incertezas diversas as acções da OPEP+ visam contribuir para a estabilidade do mercado através do ajustamento da oferta e da procura.

“Durante a vigência da Declaração de Cooperação, o mecanismo que tem sido utilizado pela OPEP+ é o aumento ou a redução da produção de petróleo bruto, com vista a mitigar os desequilíbrios entre estes dois factores”, salienta o documento.

Vale salientar que tal medida foi acordada numa reunião ministerial que aconteceu no dia 5 de Outubro do corrente ano, onde a OPEP+ justificou a decisão de cortar a oferta “à luz da incerteza que envolve as perspectivas económicas globais e do mercado de petróleo, e da necessidade de aprimorar a orientação de longo prazo para o mercado de petróleo”.

Exit mobile version