BNA lança sistema de transferências instantânea em tempo real


Com aposta na inclusão financeira, o Banco Nacional de Angola (BNA) prevê implementar, em 2023, o Sistema de Transferências Instantâneas (STI), que vai permitir pagamentos em tempo real, segundo informou, nesta quarta-feira, 05 de Outubro, em Luanda, a directora de Departamento de Sistemas de Pagamentos da Instituição.

Foto: Economia e Negócio (DR)

O processo de Sistemas de Transferências Instantâneos poderá chegar às zonas mais recônditas do país, desde municípios e comunas onde ainda não exista a presença de um banco e as infra-estruturas como luz e Internet.

De acordo ao Jornal de Angola, Cristina Caniço abordou recentemente sobre o “Sistema de Pagamentos de Angola, tendências e perspectivas”, num seminário com jornalistas. Na ocasião, realçou que a infra-estrutura denominada “IST”, cujo nome da marca é “KUIK”, trata-se de um sistema igual ao “Multicaixa PIX”, que poderá funcionar em todas as redes e aplicativos de processos de pagamentos.

A directora de Departamento de Sistemas de Pagamentos do BNA, disse que o “STI” vai garantir que as operações feitas pelos serviços de pagamentos móveis sejam compensadas e executadas em tempo real.

Numa fase experimental, explicou que, o sistema está já neste momento, em funcionamento e o BNA aguarda que sejam enquadrados mais intervenientes de formas a garantir que o mesmo funcione na totalidade, realizando processos em tempo real nas contas de pagamentos móveis, não mais que 30 segundos, para que a alteração seja liquidada e disponibilizada na conta do cliente final ou utilizador.

Com este processo, esclareceu Cristina Caniço, o BNA pretende criar um sistema identifico ao do “cartão multicaixa”, que não importa a que banco pertença, o cidadão consegue realizar as transações e levantamentos em qualquer ATM (Caixa automática).

O que difere deste processo, é que no Sistema de Transferências Instantâneas o montante cairá na hora, o que não acontece com muitas transacções feitas de diferentes bancos para outro, pois o dinheiro chega na conta em 24 ou mesmo 48 horas depois da operação.

Para os que não  possuem telemóveis digitais e Android,  a directora do departamento de Sistemas de Pagamentos explicou que o público-alvo  poderá fazer os processo por via de massagens “USSD”,  processo este já feito, anteriormente, com carregamentos de saldo, incluindo o código asterisco (*), cardinal (#) e outros.


Gostou? Partilhe com os teus amigos!

0 Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *